FTTx de baixo custo - ISPBLOG
Enviado em 28.10.2015

FTTx de baixo custo

Montar uma rede cabeada em fibra óptica para muitos provedores ainda é um sonho, mas que agora está um pouco mais próximo de […]

Montar uma rede cabeada em fibra óptica para muitos provedores ainda é um sonho, mas que agora está um pouco mais próximo de se tornar realidade. Quem está envolvido no mundo das telecomunicações sabe o quanto este mercado é um tanto dinâmico. O intervalo entre o lançamento de novas tecnologias e o aperfeiçoamento de outras é bastante curto, e com isso, algumas destas tecnologias tendem a baixar seus preços, mantendo mesmo assim uma boa relação de benefícios a oferecer.

Hoje, no setor de FTTx, o PACPON é uma destas tecnologias, que tem motivado provedores de pequeno e médio porte a lançarem seus primeiros metros de rede óptica. Um dos objetivos marcantes desta tecnologia é justamente baixar o custo de ativação do usuário final, mantendo a alta qualidade e desempenho de uma rede de fibra óptica.

 Como funciona o PACPON?

Numa rede FTTx nos modelos convencionais, a ONU (ou ONT), que é o equipamento do usuário final que faz a comunicação com o provedor (OLT), é instalada no imóvel do assinante.

Já o PACPON é uma ONU com capacidade de atender até 8 pontos (podendo ser ampliada).

Justamente por ter a possibilidade de atender mais de um ponto (entende-se ponto como imóvel), esta ONU fica disposta em um terminal de acesso (TAR), fixado em um poste estratégico da rede elétrica que esteja em um local comum entre os imóveis. Utilizando uma tecnologia de POE-reverso, o PACPON é ligado utilizando da energia elétrica do imóvel do assinante, fato que exclui a necessidade de uma fonte primária de energia para alimentar a solução.

Mas, a maior sacada da tecnologia PACPON, é o fato de se usar fibra óptica na extensão da rede, e o cabo UTP 4 pares na ativação do usuário final. Além de ser uma tecnologia bem difundida e de fácil manuseio, o cabo UTP diminui consideravelmente os custos de ativação do assinante. Tudo que você precisará para fazer a ativação serão alguns metros de cabo de rede, dois conectores RJ45 e uma fonte 48V, que fará o POE. Para ativação do cliente utilizando fibra óptica seriam necessários conectores ópticos, cabo drop, PTO, e uma ONU em cada ponto, produto relativamente mais caro que o roteador utilizado quando se faz uso de PACPON. Ao simular e comparar os projetos dos dois modelos de redes – FTTH x PACPON, considerando o mesmo bairro e as mesmas quantidades de portas de atendimento, podemos constatar diante dos orçamentos que a rede PACPON custa 32% a menos que uma rede FTTH nos modelos convencionais (isto considerando o investimento dos equipamentos e ferragens necessários para ativar todos os assinantes desta rede). Em uma conta rápida podemos verificar que ativar um cliente na rede PACPON pode chegar a custar 47% do custo de se ativar um cliente de uma rede FTTH convencional. Não podemos desconsiderar também que para ativar o assinante da rede FTTH, o provedor necessita de alguns ferramentais bem específicos de fibra óptica, como clivadores e decapadores. Em contrapartida, com um simples alicate de crimpagem você já ativa o seu assinante da rede PACPON.

 Sem título-1 

Torne-se competitivo utilizando o PACPON!

Atualmente é bem notório que o mercado de internet, tanto residencial quanto comercial, tem necessitado de planos cada vez maiores para satisfação de seus consumidores, fato gerador de migração de usuários da tecnologia via-rádio (que é bem limitada), para grandes planos: para uma alternativa cabeada. Por outro lado, pequenos e médios provedores de internet, que quase sempre sofrem com a concorrência avassaladora de grandes teles, nem sempre dispõem de recursos para iniciar sua rede cabeada. Hoje a tecnologia PACPON tem se mostrado uma ótima opção para impulsionar estes provedores, justamente pelo seu baixo custo de operação, e o fácil manuseio da tecnologia – o que descarta o requisito de seus técnicos terem cursos específicos na área de fibra óptica.

 Agregue valor na sua rede PACPON

Vale lembrar que ainda estamos tratando de uma rede óptica de alto desempenho! Esta
tecnologia ainda oferece suporte a IGMP, para multicast de TV, além de serviços de telefonia

VoIP, ou mesmo STFC. Planeje bem sua rede! Com certeza ainda tem espaço no mercado. Observe os novos bairros e loteamentos da cidade em que seu provedor atua. Tenha olhos para aqueles bairros em que o concorrente ainda não chegou, ou mesmo aquele que fica distante da central ADSL daquela grande telecom (com certeza a internet lá tem bem pouca qualidade). Além de um bom planejamento, é muito importante ter bons parceiros de negócio, que fornecem as informações necessárias, dão garantia do produto e oferecem o suporte necessário.

 VANTAGENS DA REDE PACPON

  • Baixo custo no atendimento do assinante;
  • Facilidade para ativação do assinante
  • Excelente custo x beneficio
  • Não necessita fonte primária.

Por: Fernando Jerônimo – Gestor de Projetos Visãonet Telecom

 

Compre seu PACPON na ISP Shop

Comentários