6 erros para NÃO se cometer com Impostos - ISPBLOG
Enviado em 16.07.2015

6 erros com impostos que você não quer cometer no seu Provedor de Internet

A falta de atenção aos impostos devidos em função da atividade do provedor de internet deve ser completamente eliminada.

Não precisa ser um expert em economia e finanças para saber que a carga tributária em nosso país é bastante elevada, sendo uma das maiores do mundo. Essa notícia é constantemente anunciada nos telejornais e a falta de conhecimento sobre como utilizar essas informações faz com que esse fato seja o principal erro do empresário ao querer empreender.

Você tem prestado atenção nos impostos em seu provedor de internet? Confira agora alguns erros que você deve evitar:

Não saber quais são os impostos devidos para sua atividade

Isso é algo que muda conforme a atividade da empresa e principalmente em relação ao regime tributário no qual a empresa venha a se enquadrar. Ver se há possibilidade e se é interessante enquadrar a empresa no Regime Simplificado de Tributação (Simples) pode ser uma alternativa bem interessante para começar. Caso não seja possível, nada melhor do que um bom Planejamento Tributário para ver, de forma antecipada, a viabilidade do negócio. O empresário deve ter na ponta da língua essa informação!

Não conhecer o fato gerador para incidência dos impostos

Vender, prestar serviços, produção e circulação de mercadorias são alguns fatos geradores para incidência de impostos. Cada atividade tem suas peculiaridades, portanto, é fundamental que se tenha conhecimento sobre quais impostos devem ser pagos, de acordo com sua atividade.

Para exemplificar de forma mais simples objetiva, vamos falar sobre o ato de comercializar sem detalhar muito as questões sobre alíquotas. Nesse ato, o vendedor pagará impostos pela venda, certo? Então, é importante que essa despesa já esteja prevista no ato da precificação, pois preço baixo nem sempre é a melhor estratégia para efetuar vendas e garantir lucro.

Não precificar corretamente, pagando imposto e perdendo lucro

Para encontrar o valor ideal, é necessário estar atento para conseguir cobrir as despesas incorridas pelo ato da venda, que são os impostos, comissões, despesas bancárias etc. O lucro, que é o objetivo final da empresa, é o que mais sofre (ou se beneficia) com a flexibilidade de se aumentar ou diminuir os preços. Tenha atenção nesse ponto, para que sua empresa não venha a funcionar aparentemente bem, mas sem gerar lucro.

Atrasar pagamento dos impostos

Imposto é algo que tem data marcada pra vencer. Portanto, se você já sabe quanto foi o faturamento, já pode se programar para efetuar o pagamento dos impostos nos próximos dias (a depender do imposto, é claro). Despesa financeira com juros por atraso ou um simples esquecimento são erros bobos e que podem ser evitados por meio de um planejamento prévio.

Não conhecer a legislação estadual

O problema da guerra fiscal entre os estados parece não ter fim. O ICMS é devido ao estado de origem do produto e, por desconhecimento, o empresário compra fora do seu estado achando que está mais barato, mas, com o diferencial de alíquota, que é pago no ato da entrada no estado onde se localiza o comprador, acaba saindo mais caro.

Falta de informação e de planejamento

Saber o que deve ser pago em relação a impostos é interessante para que o negócio não se inicie fadado ao fracasso, e isso deve ser visto ao se elaborar o plano de negócio, que é ferramenta fundamental para o sucesso de qualquer projeto. Esteja sempre atento a essas questões financeiras e, se possível, conte com profissionais de contabilidade para te ajudar.

Identificou algum desses erros na sua empresa? Deixe seu comentário sobre o assunto e não deixe de acompanhar o blog!

Produtos relacionados

[magento pid=547]

[magento pid=555]

[magento pid=548]

Comentários