Aumente a produtividade dos funcionários - ISPBLOG
Enviado em 10.07.2015

Aprenda a aumentar a produtividade dos funcionários

Saber extrair o máximo daquilo que um colaborador tem à oferecer de melhor para seu provedor, além de uma arte que deve ser aplicada por um ótimo gestor, é essencial para que haja a plena atividade dos serviços da empresa.

Uma das palavras que mais aparecem nos sites e revistas especializadas em negócios é produtividade. Não é para menos, com um mercado cada vez mais concorrido e recursos escassos, é preciso explorar ao máximo o potencial dos seus funcionários, sem aumentar os custos da empresa. Mas como fazer isso sem sobrecarregar ou desmotivar a equipe? Aumentar a produtividade é simplesmente dar mais tarefas para cada trabalhador?

Veja no artigo de hoje algumas dicas — fáceis de aplicar — para aumentar a produtividade dos seus funcionários!

Entenda os pontos fortes e fracos de cada um

Não existe funcionário perfeito. Por melhor que seja a sua equipe, cada um dos seus integrantes terá pontos fortes e fracos, e é fundamental que você consiga visualizá-los. Com isso, será possível delegar funções para cada um de acordo com as suas características, explorando todo o seu potencial.

Muitas vezes o fato de um funcionário estar desmotivado ou pouco produtivo não significa que ele é um profissional ruim. Talvez ele precise exercer outros tipos de atividades. Uma pessoa extrovertida, por exemplo, pode ficar desmotivada em um trabalho que exija pouco ou nenhum contato com outras pessoas; ao adaptar as demandas da empresa ao potencial de cada um dos seus funcionários, você pode ver a produtividade disparar.

Liberdade aumenta a produtividade

Nem sempre dar liberdade para os seus funcionários é algo fácil. Principalmente porque, na maior parte das vezes, deixar sua equipe mais livre para tomar decisões, dar opinião e exercer as atividades com mais autonomia pressupõe um risco. É claro que as coisas podem não sair como você planejava.

Mas o certo é que o risco vale a pena. É claro que, como gestor, você deve sempre ter controle sobre os resultados e entender como está o andamento das atividades diárias de seus funcionários. Porém, quando a sua equipe tem maior autonomia, tende a aumentar também a sua responsabilidade. Com maior responsabilidade e liberdade para trabalhar, a produtividade também aumenta consideravelmente.

Sempre que possível, delegue tarefas e invista seu tempo na criação de processos eficientes para buscar melhores resultados para sua equipe. O gestor, como diz o nome, deve gerir e não centralizar todas as tarefas por medo de os funcionários não fazerem exatamente como ele espera.

Descreva os objetivos com clareza

A delegação de tarefas e a maior liberdade dos funcionários e, para dar certo, pressupõe um outro fator: a necessidade de descrever os objetivos com clareza. Você, como gestor, consegue ter uma visão mais ampla da situação, até por deter mais informações do que a maior parte da sua equipe.

É comum que os funcionários percam boa parte do tempo simplesmente tentando entender exatamente o que precisam fazer e qual é o objetivo final do seu trabalho. Por isso, é essencial que você explique com cuidado e clareza cada uma das tarefas que designa para seu time.

Tenha sempre a porta aberta

Um bom gestor tem sempre a porta aberta para o seu time. Com uma comunicação eficiente, seus funcionários podem esclarecer dúvidas, dar novas ideias e, principalmente, ter a motivação para tomar a iniciativa. Uma gestão fechada e centralizadora inibe a produtividade.

Além disso, “ter a porta aberta” é apenas uma expressão: não espere que os funcionários o procurem sempre. Muitas vezes, principalmente quando um novo modelo de gestão está sendo implementado, a equipe ainda possui inibições para tomar esse tipo de iniciativa.

Busque os integrantes do seu time, desde os técnicos de instalação de rede até o time de vendas e atendimento, pergunte qual é a sua opinião para alguma questão específica e entenda como você pode oferecer condições para que cada um deles desempenhe um trabalho melhor.

Aumentar a produtividade da sua equipe não é simplesmente dar mais tarefas para cada um dos seus funcionários. É preciso entender quais são os pontos fortes e fracos da sua equipe, dar maior autonomia para cada um e estabelecer um canal aberto de comunicação. Também é fundamental descrever o que precisa de cada pessoa com clareza, para evitar ruídos. Aplique essas dicas simples no seu dia a dia e veja a produtividade da sua equipe disparar.

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