4 motivos para usar cabeamento fibra óptica - ISPBLOG
Enviado em 11.05.2015

4 motivos para usar cabeamento fibra óptica

Permitir que as informações trafeguem com agilidade, qualidade e sem intercorrências é o desafio que muitas empresas buscam vencer na hora de garantir uma boa transmissão de dados. Por isso, saber em qual tipo de cabeamento investir é essencial.

Encontrar a melhor forma de conduzir dados em sua rede, e aumentar a eficiência dos serviços que dela dependem, é, com certeza, uma das maiores preocupações de quem busca soluções de instalações neste sentido. Permitir que as informações trafeguem com agilidade, qualidade e sem intercorrências é o desafio que muitas empresas buscam vencer na hora de garantir uma boa transmissão de dados. Por isso, saber em qual tipo de cabeamento investir é essencial.

Quem realmente entende destas soluções sabe que, dentre as opções do mercado, o cabeamento de fibra óptica é o que mais ganha destaque justamente por ser capaz de suprir bem a demanda em questão. Essa tecnologia moderna se diferencia das convencionais, inicialmente, por sua própria estrutura, uma vez que não depende exatamente de fios elétricos que conduzam os dados (como estamos acostumados a ver), mas sim de elementos da física como a refração e a reflexão de luz.

Mas, para que você consiga entender melhor os benefícios do uso deste tipo de cabeamento, trazemos a seguir os principais diferenciais que ele pode oferecer no funcionamento de uma rede de dados:

Mais estabilidade e menos interferência

Se você utilizar fibra óptica em sua rede, com certeza terá um serviço mais estável, com menores ruídos e menos interferência, uma vez que ela não permite a passagem de eletromagnetismo. Numa região com muitas antenas, incidência de raios ou trabalho com rádios (até mesmo em operações de resgate), o sinal da fibra óptica costuma ser muito mais limpo e livre de distorções.

Os cabeamentos de fibra óptica também têm menor perda de sinal, o que os tornam mais estáveis e menos suscetíveis à queda em meio a operações imprescindíveis, por exemplo. Com menor interferência, a transmissão de dados ou comunicação móvel fica mais fluída e evitam-se prejuízos decorrentes de sua falha.

Maior capacidade de transmissão

Utilizada inclusive para banda larga em sistemas de quarta geração (4G), a fibra óptica tem maior capacidade de transmissão de dados e maior alcance, podendo funcionar em regiões de difícil cobertura por outros tipos de cabo e de difícil alcance. Além do mais, pode transmitir uma grande quantidade de dados de uma só vez, compactando e enviando informações com muito mais facilidade e potência do que qualquer outro sistema.

Se o assinante precisa, por exemplo, integrar suas equipes com mais agilidade, compartilhar mais rapidamente e em maior grau de abrangência dados essenciais para a condução de seus trabalhos (até mesmo com locais distantes um do outro ou em sedes mais afastadas de sua empresa) e demais situações do tipo, apostar no alto e eficiente poder de transmissão por fibra óptica pode ser definitivamente a melhor opção de rede.

Mais rapidez na comunicação

Por terem maior benefício no espectro de transmissão e conseguir enviar bilhões de bits de dados em segundos, cabeamentos de fibra óptica são imbatíveis em rapidez. O intervalo de resposta com esse sistema é muito menor se comparado a outros. O tempo que o feixe de luz transmitido leva para se deslocar ao longo da fibra é incomparável por seguir princípios da velocidade da luz.

Dessa forma, dados conduzidos por fibra óptica viajam longas distâncias em pouquíssimo tempo mesmo com taxas elevadas de conteúdo, o que traz maior rapidez à telecomunicação e agilidade à execução de muitas tarefas e projetos.

Instalação mais simples e maior durabilidade

Outro grande motivo para usar cabeamento de fibra óptica consiste em ter maior facilidade na instalação. Por serem bem finas (comparadas a um fio de cabelo), são mais leves e também precisam de menos conexões para serem implementadas. Além disso, o gasto que se tem com a matéria-prima da fibra óptica (no caso, o vidro) é menor do que em outros tipos de soluções, o que, somado à alta resistência do produto, faz com que sua relação custo x benefício seja extremamente vantajosa.

Já sabe o que levar em consideração na hora escolher o melhor tipo de cabeamento? Confira o site da ISPShop e não se esqueça de deixar seu comentário!

Produtos relacionados

[magento pid=476]

[magento pid=507]

[magento pid=221]

Comentários