Principais desafios e tendências das redes ópticas - ISPBLOG
Enviado em 19.09.2016

Entenda os principais desafios e tendências das redes ópticas

O número de pessoas conectadas cresceu absurdamente no mundo, e uma quantidade cada vez maior de banda é consumida. A tecnologia óptica precisou se reinventar, aumentando sua capacidade de transmissão.

Será que as redes ópticas conseguirão atender essa demanda? Vamos explicar como tem sido o avanço dessa tecnologia.

A comunicação por meio da fibra óptica é utilizada atualmente pela maioria dos serviços digitais. Se voltarmos aos anos 80, podemos entender como essa tecnologia chegou ao Brasil. Naquela época, o setor de telecomunicações estava com suas infraestruturas saturadas. Para aumentar a capacidade de transmissão da rede, foi implantado o primeiro sistema de comunicação óptica do país, que deu um novo fôlego ao setor.

O setor de telecomunicações, porém, evolui muito rápido. A transmissão de voz, por exemplo, que nos anos 80 dominava o setor, hoje foi vencida pela transmissão de dados. O número de pessoas conectadas cresceu absurdamente no mundo, e uma quantidade cada vez maior de banda é consumida. A tecnologia óptica precisou se reinventar, aumentando sua capacidade de transmissão.

Será que as redes ópticas conseguirão atender essa demanda? Vamos explicar como tem sido o avanço dessa tecnologia.

Desenvolvimento das redes ópticas

O setor óptico desenvolveu novos conceitos e tecnologias, por exemplo, o WDM – tecnologia de multiplexação óptica – surgiu para expandir a capacidade da fibra óptica. A tecnologia WDM permite inserir uma quantidade maior de canais ópticos dentro de uma fibra, ampliando sua capacidade de transmissão.

Segundo especialistas de rede óptica, com a nova geração de sistemas ópticos alinhados com a tecnologia WDM, será possível atingir, em pouco tempo, a velocidade de transmissão de 8 terabits por segundo por canal óptico.

Desafios da tecnologia óptica

O crescimento anual do tráfego internacional da internet tem sido de 80%. Com milhões de usuários conectados baixando vídeos, fazendo conferências on-line, jogando games de alta resolução e usando outros serviços; as conexões de alta capacidade ficaram indispensáveis. Além disso, inovações como Cloud Computing, Big Data e streaming exigem uma alta capacidade de transmissão de dados. Atender a essa demanda é um dos desafios da rede óptica.

Outro desafio é levar a rede óptica não importa onde as pessoas estejam. Um exemplo é no setor de telecomunicações, apesar de haver projetos de levar os cabos ópticos para todo o Brasil, as empresas ainda não conseguiram atingir essa meta. Os provedores de internet de cidades pequenas também encontram dificuldades em levar a fibra óptica para seus clientes.

Devido a isso, o Ministério das Comunicações (Minicom) tem promovido incentivos para facilitar o acesso da rede óptica a áreas rurais, André Gomes (gerente de projetos de banda larga do Minicom) destaca dois desafios dessa implantação: a dificuldade de obter financiamento público para o projeto e o valor cobrado pelas empresas de energia para que os provedores possam utilizar os postes, o que torna a expansão óptica mais lenta.

Tendências do setor óptico

Devido a capacidade da rede óptica é fundamental que as empresas otimizem sua infraestrutura de TI . Uma tendência entre as companhias no mundo corporativo é migrar seus servidores privados para um datacenter externo e assim aumentar a capacidade de armazenamento e velocidade de transmissão de seus dados. Empresas que hospedam servidores possuem cabeamento óptico tornando a trafego de dados mais seguro e rápido.

Além disso, empresa de telecomunicações precisam oferecer a seus clientes pacotes de serviços como: internet, TV, telefonia sem falhas e com alta velocidade de transmissão de dados. Para ter essa eficiência as empresas podem contar com a fibra óptica.

Importância das redes ópticas para o setor de TI

Os gestores de TI também sentem os desafios do aumento da demanda de dados, pois a estrutura virtual de sua empresa precisa evoluir com as inovações da tecnologia. Para que a área de TI seja eficiente, precisa atender aos requisitos da boa prática do setor, que exigem: escalabilidade, eficiência e estabilidade.

Alguns empresários desconhecem as soluções que a tecnologia óptica tem para seu negócio, outros até sabem dos benefícios da rede óptica, mas não têm ideia de como trazer a tecnologia para sua empresa.

É fundamental migrar as instalações virtuais de sua empresa para tecnologia óptica, e para isso existem empresas que fornecem o suporte necessário para a aquisição e instalação dos equipamentos ópticos. Seu negócio precisa acompanhar a tendência óptica para avançar no mundo corporativo.

Este artigo ajudou você a conhecer melhor a tecnologia de redes ópticas? Ficaremos agradecidos se deixar seu comentário sobre o tema!

Produtos relacionados

[magento pid=117]

[magento pid=737]

[magento pid=147]

Comentários