LTE-MTC: o que é e o que proporciona aos usuários de internet? - ISPBLOG
Enviado em 22.07.2016

LTE-MTC: o que é e o que proporciona aos usuários de internet?

A LTE-MTC é uma tecnologia que possibilita o uso de toda a capacidade de interação e comunicação entre servidores e máquinas, saiba mais.

Com o advento da tecnologia e a sua evolução constante nos dias atuais, a LTE-MTC possibilita o uso de toda a capacidade de interação e comunicação entre servidores e máquinas, tornando processos mais otimizados e com mais qualidade.

Além disso, um dos pontos fortes da LTE-MTC é justamente a capacidade de flexibilidade e evolução, sendo capaz de ser configurada com novas tecnologias e melhorias a fim de atender a um mundo cada vez mais conectado e globalizado. Como sabemos, a tecnologia avançada de hoje pode ser a tecnologia obsoleta de amanhã, e o LTE-MTC é a responsável por tonar prático e acessível uma internet cada vez mais poderosa.

Em outras palavras, a LTE-MTC se tornou essencial nos dias atuais, e é usada por praticamente todos os usuários de smartphones nos dias de hoje. No futuro, cada vez mais essa tecnologia será usada para conectar coisas e otimizar processos na vida das pessoas.

O que realmente é LTE-MTC?

Embora seja usada há algum tempo pelas companhias de telefonia móvel de todo o mundo, a LTE-MTC ainda é um assunto bastante recente. Para entender melhor todo esse contexto, é necessário analisar o que especificamente é LTE e a sua importância dentro de nosso contexto atual.

A LTE, sigla para Long Term Evolution, ou então Evolução a Longo Prazo, refere-se a uma tecnologia de internet móvel. Em outras palavras, o tão famoso 2G, 3G e 4G. Quando dizemos que ela possui capacidade de flexibilidade e evolução, é pelo fato de que no futuro, quando o 4G estiver obsoleto para as necessidades em questão, existe a possibilidade da criação do 5G ou semelhante.

A MTC pode ser entendida como o conceito de comunicação máquina a máquina, ou seja, a possibilidade de conexão e interação entre máquinas e processos, não sendo necessária a interferência humana em todas as etapas. O maior intuito da MTC é otimizar a vida atual, criando objetos inteligentes que se comuniquem entre si a fim de oferecer ao ser humano algo melhor, economizando tempo e esforço. É possível dividi-lo em massivo e crítico. Vejam as diferenças a seguir:

  • MTC Massivo: utilizado por aplicativos que buscam atingir um grande número de pessoas, possui um baixo custo e linhas de conexão que não necessitam de grande velocidade.
  • MTC Crítico: utilizado para aplicativos usados em dispositivos de segurança e que requerem maiores cuidados com vazamento de dados e rapidez na informação.

Então, LTE-MTC é justamente quando o conceito de MTC, comunicação máquina a máquina, utiliza a tecnologia de internet móvel da LTE para criar um cenário com possibilidades reais de interação entre dispositivos.

O que ela proporciona?

Aos usuários de internet, a LTE-MTC otimiza os processos e torna ainda mais forte a busca e construção de novas capacidades para a tecnologia móvel. Além de tudo, a comodidade e a praticidade são pontos extremamente fortes, uma vez que por meio da LTE-MTC podemos acessar o smartphone sem a necessidade de uma conexão Wi-Fi e mandar mensagens instantâneas para outros dispositivos, que também não precisam estar necessariamente conectados a uma banda larga convencional. Ou seja, ela proporciona facilidade, comodidade, praticidade e dinamismo, otimizando processos e melhorando o fluxo de informação.

Em outro aspecto, a LTE-MTC proporciona o crescimento da Internet das Coisas, um conceito que prega o desenvolvimento de canais de comunicação entre máquinas. Ou seja, a MTC busca incessantemente que máquinas sejam inteligentes a ponto de se comunicarem com máquinas. Um exemplo: uma ambulância recebe um alerta de um dispositivo de um hospital, e automaticamente consegue se adaptar às necessidades do próximo atendimento.

A LTE-MTC é um grande divisor de águas, que busca desenvolver uma rede de dados móveis capaz de mudar a vida das pessoas e a maneira como interagem com os objetos. Por isso, a sua importância é grande para toda a população.

Restaram dúvidas? Deixe seu comentário que nós responderemos!

Comentários