Saiba aumentar a capacidade da estrutura de rede - ISPBLOG
Enviado em 14.03.2016

Saiba como aumentar a capacidade da sua estrutura de rede

Independente do seu tamanho, capacidade ou nível de complexidade, toda rede de computador deve ser gerenciada em busca do melhor desempenho possível. Para provedores de acesso, garantir que os seus serviços estejam disponíveis sem perda de pacotes, alta latência ou baixa velocidade é uma forma de conquistar mais clientes e manter-se diferenciado frente à concorrência.

Independente do seu tamanho, capacidade ou nível de complexidade, toda rede de computador deve ser gerenciada em busca do melhor desempenho possível. Para provedores de acesso, garantir que os seus serviços estejam disponíveis sem perda de pacotes, alta latência ou baixa velocidade é uma forma de conquistar mais clientes e manter-se diferenciado frente à concorrência.

Da otimização da configuração dos dispositivos à troca de aparelhos antigos, o gestor de provedores de internet possui várias formas de tornar os seus serviços mais eficientes. Quer saber quais? Então leia o nosso texto de hoje!

Por que investir em uma boa estrutura de rede

A internet é hoje uma das principais formas de empresas realizarem negócios. Para o usuário doméstico, a rede representa um meio de comunicação, entretenimento e informação. Isso tornou o trabalho dos gestores de provedores de acesso muito mais importante do que há alguns anos, uma vez que pequenos problemas podem causar perdas de clientes e, consequentemente, grandes prejuízos financeiros.

Possuir uma estrutura de rede de qualidade é vital para as companhias desse ramo. Isso garante o acesso mais fácil aos serviços do provedor, assim como uma conexão de maior qualidade. Com menos latência, erros e perda de pacotes, a empresa pode torna-se mais competitiva em mercados de grande concorrência como o brasileiro.

Expandindo a capacidade da sua estrutura de rede

Existem várias formas de melhorar a capacidade da estrutura de rede do provedor sem comprometer a sua eficiência. Isso evita lentidões, problemas de indisponibilidade de serviços e outras falhas que, em uma situação mais grave, podem ocasionar a perda de clientes fieis.

A otimização de equipamentos, por exemplo, pode ser feita em toda a estrutura da empresa. Firmwares de switches, roteadores e pontos de acesso devem ser atualizados para que os dispositivos possam suportar protocolos de segurança mais avançados. Já as suas configurações devem ser adaptadas para a demanda da rede, diminuindo a possibilidade de erros atrapalharem a estabilidade da rede.

Evite também a saturação dos links de acesso. Trabalhe para que pelo menos 30% da banda esteja disponível na maior parte do tempo. Isso evitará problemas de perda de pacotes e tempos de resposta acima de 100ms.

Procure monitorar a sua rede constantemente. Isso permite identificar erros de CRC, colisão de pacotes, equipamentos que estejam com sobrecarga e uma outra série de fatores que diminuem o desempenho da sua infraestrutura. Além disso, a monitoria sempre será a melhor forma de identificar onde as melhores práticas de gestão de redes podem ser aplicadas para a melhoria dos serviços do provedor.

Por último, e não menos importante, destacamos a importância de buscar o uso de equipamentos de alta performance. Nesse sentido, tecnologias como a fibra óptica podem ser adotadas para tornar a estrutura capaz de suportar uma quantidade maior de aparelhos simultaneamente. E apesar do valor maior de aquisição quando comparada com outras tecnologias, a fibra necessita de manutenções menos frequentes e é capaz de atingir um número maior de pessoas.

Mantendo a estabilidade e capacidade de atender à demanda

Toda empresa de sucesso trabalha para ter serviços e produtos mais eficientes. Durante esse processo, ferramentas, novas políticas de uso e dispositivos podem ser adotados para aumentar a satisfação de consumidores e parceiros comerciais.

Quando falamos de provedores de acesso, a situação não é diferente. Uma empresa do ramo deve trabalhar constantemente para que a sua estrutura consiga fornecer uma conexão de alta qualidade e baixo índice de erros. Dessa forma, os seus serviços se destacarão frente aos seus concorrentes.

E você, como a sua empresa busca a melhoria dos serviços de internet? Compartilhe conosco as suas técnicas!

Comentários