IPTV: O que é e os seus benefícios - ISPBLOG
Enviado em 18.12.2015

IPTV: O que é e os seus benefícios

Muitas pessoas se perguntam sobre o que é IPTV. A Televisão por Protocolo de Internet é uma tecnologia que surgiu nos últimos anos e está mudando a forma como interagimos com a programação televisiva. Mais qualidade de imagem, som e interatividade são apenas alguns dos benefícios da IPTV. Como isso pode ajudar seu provedor a crescer? Continue lendo e descubra!

Muitas pessoas se perguntam sobre o que é IPTV. A Televisão por Protocolo de Internet é uma tecnologia que surgiu nos últimos anos e está mudando a forma como interagimos com a programação televisiva. Mais qualidade de imagem, som e interatividade são apenas alguns dos benefícios da IPTV.

Ao contrário da WebTV, a IPTV não precisa de um computador para funcionar. Com baixo custo de uso e maior potencial de inovação, a tecnologia que permite ver televisão digital com o uso da estrutura da internet tem ganhado espaço no mundo da tecnologia. Se você quer saber mais sobre essa tecnologia, leia o nosso texto de hoje!

O que é a IPTV

A IPTV (Televisão por Protocolo de Internet, ou Internet Protocol Television, em inglês) é uma tecnologia que permite a transmissão da programação da televisão por meio de protocolos de internet. De acordo com a ATIS (Alliance for Telecommunications Industry Solutions), a tecnologia também pode ser definida como uma maneira segura de transmitir conteúdo para assinantes de serviços de exibição de televisão. A IPTV funciona de forma semelhante a serviços de streaming como Youtube e Netflix: por meio de conexões de alta velocidade(normalmente acima de 4 Mbps), o conteúdo é enviado para as residências de milhares de pessoas.

Por um único canal, é enviado o sinal de áudio, vídeo e de controle. O envio e recebimento de informações é feito por meio de redes programadas para terem alta eficiência e segurança. Dessa forma, provedores de conteúdo e publicidade podem distribuir programação televisiva de uma forma nunca antes vista.

Como a IPTV funciona

Como a transmissão envolve imagens em alta resolução, normalmente são utilizadas redes de fibra óptica. O cabeamento apresenta maior capacidade de banda, o que permite o envio e recebimento de mais dados sem perda de desempenho. Além disso, por ser imune a interferências eletromagnéticas, a fibra permite a distribuição de IPTV para mais localidades.

A decodificação do sinal funciona de maneira semelhante às transmissões via satélite. Ao chegar na residência, o sinal de televisão digital passa pelo modem e é decodificado pelo set-top box. Apesar de o sinal ser propagado pela internet, não há a necessidade de contratar um plano de internet ou comprar um computador para ter acesso ao conteúdo. Basta ter uma set-top box e um modem compatível com a tecnologia.

Apesar de o conceito ser simples, a IPTV precisa de uma infraestrutura complexa para funcionar corretamente, pois um sistema de gerenciamento de recursos deve ser criado. Dessa forma, provedores de IPTV podem controlar a disponibilização de canais entre regiões e assinantes.

Como a plataforma é executada em um ambiente digital, uma API pode ser disponibilizada para terceiros. Assim, desenvolvedores poderão criar novas ferramentas para a sua plataforma como plugins e apps de distribuição em novos ambientes digitais como tablets e celulares.

A segurança digital também deve ser levada em consideração a todo momento. Sistemas de login, transmissão e decodificação devem utilizar métodos de encapsulamento, criptografia e certificação de dados. Como até transações financeiras podem ser realizadas pela plataforma, o administrador do serviço deve sempre buscar os métodos mais seguros para o envio e recebimento de dados.

Principais benefícios e vantagens da IPTV

A IPTV possui diversas vantagens quando comparada a métodos tradicionais de transmissão de conteúdo — por ser distribuído digitalmente, os ganhos com a qualidade da imagem e som são enormes. Caso o provedor queira aumentar a oferta de canais disponível, basta aumentar a capacidade de transmissão da rede.

A migração para o meio digital muda a forma como lidamos com a nossa programação. Na ponta dos nossos dedos, o controle passa a ser uma ferramenta de interação com programas. É possível participar da programação por meio de enquetes, comprar produtos que são exibidos na televisão e até alugar filmes.

Com as ferramentas de controle parental, pais podem garantir que os seus filhos não tenham acesso a conteúdos impróprios. Guias de programação são disponibilizados com mais facilidade, permitindo que as pessoas possam se programar com mais facilidade. Além disso, a implementação de tecnologias de Digital Video Recording permite salvar um programa com mais facilidade e qualidade.

A IPTV também representa uma nova era para os serviços de TV a cabo. Por ser integrada com os serviços de telefonia e internet, os custos de manutenção são reduzidos. Ao contrário das estruturas normais, não há a necessidade de enviar todos os canais por uma única via. Isso diminui os custos de licenciamento e contratação do serviço, aumentando o alcance das empresas do ramo. Além disso, ao permitir que utilizadores paguem apenas pelos canais que eles precisam, as companhias ganham clientes mais fiéis.

Para as indústrias do ramo, a IPTV também representa a diminuição de gastos em outras áreas do serviço. Com a popularização da internet, o custo de contratação da infraestrutura utilizada para a distribuição do sinal de TV diminui dia após dia. Como o custo de IP set-top boxes também é menor quando comparado com as set-top boxes de TV a cabo, as companhias podem prover mais canais para os seus consumidores por um valor menor.

Com a redução dos custos, a concorrência tende a aumentar, pois a IPTV dá a oportunidade para pequenas e médias empresas provedoras de internet ampliarem as suas operações. Com poucos investimentos, elas podem se habilitar a transmitir serviços de TV on demand que antes só eram disponíveis por meio de grandes empresas de TV a cabo.

Interatividade

A IPTV permite que conteúdo de TV seja transmitido para milhões de pessoas com mais interatividade e segurança. Com o auxílio da web, empresas podem fornecer sinais de televisão com mais qualidade de áudio e vídeo por um valor menor quando comparado com a TV a cabo. Para pequenas companhias de internet, a IPTV representa uma nova oportunidade de negócios.

Pouco a pouco, a IPTV tende a ser adotada como um novo padrão de transmissão de sinal de TV. Seja para o consumidor ou para a empresa, os benefícios da IPTV mudarão como nunca antes a forma como lidamos com a nossa televisão. E você, já tinha conhecimento sobre o que é IPTV? Deixe sua opinião sobre o assunto!

Produtos relacionados

[magento pid=168]

[magento pid=307]

[magento pid=117]

Comentários