Análise de perfil comportamental - Como essa excelente ferramenta pode auxiliar as empresas na gestão de recursos humanos
Enviado em 19.10.2020

Análise de perfil comportamental – Como essa excelente ferramenta pode auxiliar as empresas na gestão de recursos humanos

Hoje vamos trazer para vocês uma breve introdução ao mundo do Perfil Comportamental, como ele foi desenvolvido ao longo da história e quais benefícios ele pode nos trazer no cenário atual.

Hoje vamos trazer para vocês uma breve introdução ao mundo do Perfil Comportamental, como ele foi desenvolvido ao longo da história e quais benefícios ele pode nos trazer no cenário atual.

Desde alguns milhares de anos atrás, na antiguidade, o ser humano busca uma melhor compreensão para identificar o comportamento humano através de observações, pesquisas e reflexões, entre outras formas, e estabelecer as características individuais do homem. Existem indícios de estudos da natureza do ser humano ainda no período dos escritos judaico-cristãos, dividindo-a em quatro facetas. Já os gregos acreditavam que os quatros elementos básicos da natureza – fogo, água, terra e ar – influenciavam o comportamento humano.

Tal diretriz, de estabelecer o comportamento humano em quatro tipos veio se repetindo ao longo da história: em 590 a.C. o profeta Ezequiel via a humanidade corporificada em quatro criaturas viventes, cada uma com quatro faces – leão, boi, homem e águia. Em 370 a.C. o Pai da Medicina, Hipócrates, propôs que o temperamento humano é determinado pelo equilíbrio de quatro fluídos corporais essenciais: sangue, bile negra, bile amarela e fleuma. Posteriormente esta teoria foi enriquecida pelo médico Galeno, isso por volta de 190 a.C.

Apesar da medicina moderna ter descartado esta fisiologia antiga, os quatro fluídos foram chamados de humores e os seus quatro temperamentos correspondentes, como descreviam padrões universais, se tornaram a base da medicina grego romana. A partir daí surgiram as nomenclaturas: colérico, sanguíneo, fleumático e melancólico, como tendências comportamentais. Alguns desses termos são até hoje utilizados de forma coloquial, não necessariamente com o mesmo sentido, principalmente os termos colérico e melancólico.

Durante décadas tais premissas foram desenvolvidas e utilizadas, até que o médico e psiquiatra Suíço Carl Gustav Jung resolveu estudá-las, trazendo-as para o ambiente empresarial, através de linguagem e traduções guiadas para tal finalidade. Inicialmente ele dividiu os homens em dois grandes grupos, sendo os Introvertidos e Extrovertidos. Dentre cada um desses grupos temos os seguintes sub – grupos: produtor, sensitivo, intuitivo e analítico.

Na década de 20, o psicólogo norte americano William Moulton Marston, através de pesquisas, que incluíam desde instrumentos estatísticos a biofísica, construiu o modelo DISC, dividindo novamente o comportamento humano em quatro facetas: dominância, influência, estabilidade e conformidade. É bom destacar que todas as pessoas possuem todas essas características em maior ou menor grau, e que o objetivo da DISC é identificar qual é o Perfil Dominante, ou os Perfis Dominantes das pessoas, e não a enquadrar em um padrão fixo de comportamento. Ele também foi o criador da Mulher Maravilha e do protótipo do Detetor de Mentiras.

A metodologia que deu origem ao SINAPC – Sistema de Identificação e Análise de Perfil Comportamental – foi desenvolvida através de amplos estudos e pesquisas, um dos raros sistemas produzidos inteiramente no Brasil e para os Brasileiros, possuindo termos e traduções específicos para o país. Com a finalidade de ser utilizado tanto como ferramenta de apoio a Gestão de Recursos Humanos, como ferramenta de Autoconhecimento, buscamos maximizar o potencial individual através da satisfação e adequação ao cargo.

Nosso sistema também é dividido em quatro perfis comportamentais básicos: Executor, Comunicador, Planejador e Analista, cada um com suas facetas positivas e negativas.

Assim como na metodologia DISC, o perfil comportamental individual é a mescla desses perfis básicos. Há várias combinações possíveis de predominância de diferentes níveis, que geram personalidades singulares, com índices e percepções de mundo diferentes, que são medidos pelo nosso sistema de avaliação e que irá destacar o(s) Perfil Dominante(s) e as demais características, quantificando-os, pois, apesar de sermos únicos, ainda assim pertencemos a um grupo.

E como funciona esse sistema de avaliação? Nosso sistema pode ser utilizado no autoconhecimento, contratação, remanejamento, gestão de conflitos, treinamento e desenvolvimento, Programas de Desenvolvimento Individual, escolas e em outros casos para o melhor proveito dos potenciais pessoais na alocação e melhores formas de trabalhar e até mesmo, estudar.

Testado e aprovado pela UFMG com Certificado Estatístico de Assertividade de 97,97% e considerada inovadora pela Finep, além também de ter sido certificado pela USP, e pode ser aplicado com facilidade e eficácia, alcançando resultados muito satisfatórios tanto no meio empresarial como em prática clínica e escolas. O tempo médio de resposta do nosso Formulário é de 7 minutos, podendo ser realizado online ou em papel, e – depois de passado para o computador – os dados são processados instantaneamente gerando o resultado. Fornecendo de maneira rápida mais de 50 informações importantes sobre o indivíduo, incluindo: sua forma de trabalho, fatores motivacionais, nível de adequação ao cargo, nível de estresse, perfil profissional e potencial de trabalho, entre várias outras características.

O Autoconhecimento é importantíssimo para o ser humano, e desde os tempos antigos é muito conhecido a expressão “ Conhece a ti mesmo…”, e não somente em termos pessoais, mas também Profissionalmente, cada dia mais as empresas estão se conscientizando dos benefícios para o trabalhador e a empresa, do conhecer a si mesmo.

Temos feito centenas de avaliações de empregados, pessoas físicas que querem se conhecer e se posicionar no mercado de trabalho, e também, de alunos que buscam quais caminhos melhores se encaixam com seus talentos e tendências naturais, além de outras importantes informações.

Como um exemplo, citamos que no processo de Recrutamento e Seleção consideramos fundamental a utilização dessa ferramenta, que lhe permitirá ter várias informações do candidato que você nunca viu e geralmente, não tem nenhuma referência. As empresas que passaram a utilizar essa ferramenta tem reduzido significativamente os custos do Turn Over, que no Brasil, representa estatisticamente cerca de 5.2 vezes o salário da pessoa que você contratou e demitiu posteriormente. Sem contar o tempo e o desgaste que você perde em todo o processo.

Então é hora de gerar resultados para a sua empresa! Utilize esta excelente ferramenta que pode fornecer todas as informações necessárias à gestão de Recursos Humanos e vai perceber as vantagens deste grande salto de qualidade em seu Departamento. Afinal você vai ter mais essa informação valiosa à sua disposição.

Um abraço e até a próxima!

Hamilton Vita é um dos parceiros da Albino Oliveira Consultoria Empresarial, licenciado em Eletricidade pela Universidade do Estado da Bahia, Microcomputer Systems Engineering e Computer Networks pela Ryerson Politechnical School – Toronto Ontário – Canadá, Metodologia do Ensino Superior pela FESPE, International Master Coach e Analista Comportamental, entre diversos outros cursos e certificados nacionais e internacionais. Mais de 41 anos trabalhando na Indústria em diversas funções e áreas, dentre elas, mais de 25 anos como Diretor e Executivo de empresas na Bahia, Minas Gerais e São Paulo, ensinou na UFBA em Cursos de Pós – Graduação, no CEFET MG e SENAI BA. Foi Presidente do Sindicato das Indústrias de Eletro-Eletrônica e Informática de Ilhéus – Bahia por dois mandatos, fundador e Vice – Presidente do Cepedi – Centro de Pesquisas e Desenvolvimento de Ilhéus – Bahia. Atualmente é Consultor de Empresas e Gestão Comportamental.

https://www.cgconsultores.eng.br/analise-de-perfil-comportamental-como-essa-excelente-ferramenta-pode-auxiliar-as-empresas-na-gestao-de-recursos-humanos

Comentários