Fusões ópticas e suas vantagens para a rede PON - ISPBLOG
Enviado em 04.09.2017

Fusões ópticas e suas vantagens para a rede PON

Você já ouvir falar em conector de fibra óptica? No post de hoje vamos falar sobre as fusões ópticas e suas vantagens para a rede PON.

Hoje vamos falar sobre as fusões ópticas e suas vantagens para a rede PON. Você que é dono de provedor ou até mesmo um técnico instalador, já ouvir falar em conector de fibra óptica, onde sua principal função é fazer interligações de cabos à caixas e equipamentos.

Porém, um conector a longo prazo, pode não ser a melhor alternativa para um provador que está em constante crescimento. Para isso, é necessário migrar suas ligações ópticas de “conectorizadas” para “fundidas”.

O processo de uma fusão ocorre da seguinte forma: uma máquina alinha duas pontas de uma fibra e dispara um arco elétrico, derretendo as extremidades e fundindo as pontas, transformando em apenas uma fibra, apenas.

Quem realiza esse processo é uma máquina de fusão, equipamento muito utilizado nos grandes provedores e que traz um grande benefício para redes cujo necessitem de uma qualidade a mais na transmissão de sinal.

Uma máquina de fusão possui dois modelos que são os mais usados, a máquina que realiza fusão por casco e a que realizada por núcleo. O modelo por casco geralmente possui apenas quatro motores, permitindo uma boa fusão para provedores intermediários, o custo dessa máquina é mais acessível e permite um bom trabalho inicial.

Por último, temos o modelo que realiza fusões por núcleo, este possui seis motores e permite um alinhamento muito mais preciso e rápido que os demais modelos. Sua perda é considerada no máximo 0,02dB de sinal e possui um preço mais elevado que os demais, para um provedor que deseja qualidade de ponta na entrega do sinal, a melhor opção é adquirir uma máquina dessas.

Uma máquina que sempre indico para provedores que desejam entrar nesse patamar de rede, é a Overtek OT-7400-MF. Essa máquina de fusão eu costumo usar o bordão da Volkswagen, pois é “pequena para quem vê, mas gigante para quem usa”.

A OT-7400-MF possui alinhamento por núcleo e possui os seis motores, sendo possível o tal alinhamento perfeito. Ela é leve e muito compacta, isso permite o seu técnico estar preparado para enfrentar qualquer situação. Possui um menu bem interativo e totalmente em português, e também possui perfis de configuração, isso faz dela muito robusta comparado ao seu tamanho.

Junto a ela, um decapador de fibra, um decapador de cabo e o clivador de fibra, que é responsável por metade do processo de fusão, também fazem parte do pacote. Sem contar que a própria caixa da máquina serve como bancada de trabalho e possui até suporte para acomodar os equipamentos de trabalho.

Os benefícios da máquina são grandes, ela possui um tempo médio de fusão de 10 segundos e dificilmente apresenta defeito. E se apresentar, a Overtek dá ao equipamento, uma garantia dois anos e também como diferencial, a personalização de logo na tela inicial da mesma. Essa personalização garanta uma segurança maior ao provedor, para que seus equipamentos não sejam possuídos indevidamente de outras pessoas.

Bom, falar de qualidade na rede é algo muito interessante nos dias atuais, pois a cada dia possuímos diversas opções que garantem a longevidade das redes ópticas e também a segurança no trabalho, e com certeza a máquina de fusão é a melhor opção para que consigamos atingir esse objetivo.

Comentários