Rede Descentralizada: entenda em que consiste - ISPBLOG
Enviado em 26.09.2016

Rede Descentralizada: entenda em que consiste esse modelo de rede!

Para entendermos num contexto amplo o que é uma Rede Descentralizada, nada melhor do que compará-la com os demais modelos de redes existentes. […]

Para entendermos num contexto amplo o que é uma Rede Descentralizada, nada melhor do que compará-la com os demais modelos de redes existentes. E é justamente isso que faremos ao longo deste artigo.

Você verá, a seguir, o que é uma rede centralizada, o que é uma rede distribuída e também entenderá o conceito de Rede Descentralizada. Especificamente, verá como uma Rede Descentralizada se difere dos outros dois modelos. Acompanhe!

Rede Descentralizada em comparação com os demais modelos de redes

Basicamente, existem três modelos de redes: rede centralizada, Rede Descentralizada e rede distribuída. Veja um rápido descritivo de cada uma delas para entender a diferença:

Rede centralizada

Esse é um tipo de rede onde todos os usuários se conectam a um servidor central, que é o agente que atua para todas as comunicações. Esse servidor deve armazenar as comunicações e as informações da conta do usuário. A maioria das plataformas públicas de mensagens instantâneas usam uma rede centralizada.

Alguns exemplos de rede centralizada:

  • Redes bancárias;
  • Redes escolares;
  • Redes de automação comercial.

Rede distribuída

Já uma rede distribuída é semelhante a uma rede de pesca. Cada nó dessa rede é independente do outro, mas eles estão ligados entre si para completar toda a trama. É assim chamada, pois o gerenciamento dos processos é feita de forma distribuída.

Esse tipo de rede é indicado quando diversos computadores devem trabalhar em conjunto (somando processamento), mas, ao mesmo tempo, mantendo total independência para que não haja pane geral quando alguma das máquinas tornar-se indisponível.

Outra característica de uma rede distribuída é que o poder computacional de diversas máquinas interligadas é somado para processar de forma colaborativa determinadas tarefas com coerência e transparência — como se um único computador estivesse executando as tarefas.

Entre os diversos exemplos de redes distribuídas, destacam-se:

  • Clusters para execução de tarefas complexas como mapeamento de constituição química de determinadas proteínas;
  • Clusters para quebra de algoritmos numéricos complexos.

Rede Descentralizada

Uma Rede Descentralizada nada mais é do que uma rede onde as tarefas e os serviços não são centralizados. Ou seja, é uma rede indicada quando não há a necessidade de centralização do gerenciamento de tráfego e recursos.

Entre os exemplos de redes descentralizadas estão:

  • Redes domésticas;
  • Redes com múltiplos sistemas operacionais;
  • A própria Internet.

Perceba que, diferentemente da rede centralizada, uma Rede Descentralizada não necessita que todos os dispositivos conectados a ela estejam ligados a um dispositivo. Também, na comparação com uma rede distribuída, na Rede Descentralizada os dispositivos conectados não somam “forças” e não colaboram entre si.

Portanto, se quisermos destacar uma vantagem da Rede Descentralizada, podemos falar em liberdade.

Tecnicamente falando, as redes descentralizadas  são redes MANET (Mobile Ad-Hoc NETwork). Ou seja, são redes com propriedades mesh (todos os nós aceitam e reenviam pacotes de outros nós de acordo com as regras de encaminhamento) que utilizam o modo de ligação adhoc 802.11. Elas permitem que os nós possam permaneçam em movimento e possam ligar-se e/ou desligar-se com frequência sem nenhum problema.

Esse post te ajudou a entender melhor o conceito de Rede Descentralizada? Assine nossa newsletter para receber outros artigos como esse em primeira mão!

Comentários