Sabe o que é uma Rede PON? - ISPBLOG
Enviado em 29.04.2016

Sabe o que é uma Rede PON?

A evolução da arquitetura de redes ponto multiponto é a já conhecida PON (rede óptica passiva). Ela se destaca por não precisar de energia no meio de transmissão e, por isso, é definida como passiva. As mais conhecidas são a GPON e a GEPON, que utilizam a arquitetura FTTx (fiber to x), sendo que o x pode representar os conceitos H (“home”), B (“building”) ou outro qualquer ponto em que se possa levar fibra óptica.

rede pon

A evolução da arquitetura de redes ponto multiponto é a já conhecida rede PON (rede óptica passiva). Ela se destaca por não precisar de energia no meio de transmissão e, por isso, é definida como passiva. As mais conhecidas são a GPON e a GEPON, que utilizam a arquitetura FTTx (fiber to x), sendo que o x pode representar os conceitos H (“home”), B (“building”) ou outro qualquer ponto em que se possa levar fibra óptica.

Para as LANs (redes locais), ainda não havia uma solução parecida até que surgiu a PON LAN. Continue acompanhando o post de hoje e aprenda mais sobre essa arquitetura e suas aplicações!

O que é e como funciona uma PON LAN?

A internet não é mais a mesma, disso nós já sabemos. As pessoas geram conteúdo, realizam teleconferência, assistem TV e ouvem música através da rede; as empresas melhoraram sua experiência com sistemas integrados, se mantêm conectadas em tempo real com seus clientes e utilizam processos cada vez mais automatizados e monitoráveis.

A rede local que trafega estas informações também precisou evoluir, e disso nasceu a PON LAN, que contempla um sistema de redes ópticas passivas usando um único concentrador OLT com interfaces ópticas ou elétricas de até 10 Gbps que fazem o papel do switch LAN.

Para completar a solução, terminais de usuário (ONUs) recebem o sinal integrando sistemas de segurança, dados de vídeo, áudio, sistemas de automação ou qualquer outra solução que tenha necessidade de transmissão — tudo isso em uma rede única.

Porque optar por uma rede óptica passiva?

As redes ópticas passivas já são uma realidade e estão consolidadas no mercado. A aplicação desta tecnologia em empresas, residências e provedores de internet, além de trazer uma inovação significativa, permite uma redução importante na infraestrutura física e sistêmica.

A redução de uso de racks, calhas elétricas, ar condicionados, no-breaks e estabilizadores já justificaria a decisão de uso desta solução, mas as vantagens não param por aí. A redução de custo operacional, complexidade na instalação, gestão e utilização pelo usuário final também são pontos importantes que devem ser levados em consideração. Em números gerais, a redução do OPEX pode chegar a incríveis 70%.

Ainda temos a facilidade de instalação, manutenção e imunidade eletromagnética, que permite a instalação próxima a máquinas, reatores e outros equipamentos que poderiam interferir no funcionamento da rede tradicional.Fatores como esses são diferenciais importantes que devemos prestar atenção ao realizar o planejamento da arquitetura de rede.

Onde se aplica a rede PON?

A aplicação da tecnologia tem uma grande variedade de possibilidades. Campus universitários, shoppings, hotéis, escritórios e aeroportos são bons exemplos de uso. Por precisar de uma infra estrutura simples, ter alta disponibilidade e permitir uma certa facilidade de upgrade na rede, a PON LAN acaba sendo uma excelente alternativa para instalações que, a princípio, seriam complexas e dispendiosas.

Dentre os casos de sucesso no uso da arquitetura, destaca-se a Intel. Com a adoção da rede óptica passiva, a empresa conseguiu atender a 2500 usuários, reduziu 65% do CAPEX, eliminou a necessidade de 1000m² de infra estrutura e reduziu 33kW do consumo total de energia. Aplicações de mercado como esta, reafirmam a eficiência e dão luz a uma tendência eminente de uso da PON LAN de forma expressiva no mercado.

Gostou de saber um pouco mais sobre esta tecnologia? Aproveite e leia nosso post sobre perda de retorno óptica e melhore sua experiência no assunto!

Comentários