Normas Anatel: Por que segui-las? - ISPBLOG
Enviado em 21.03.2016

Normas Anatel: Por que segui-las?

A Anatel é responsável por regulamentar a prestação de serviços telefônicos, o que acaba incluindo a prestação de serviços de internet. Para garantir que todos sigam as mesmas regras, esse órgão é responsável por estabelecer normas que precisam ser seguidas por todos os provedores.

O que nem todo mundo percebe é que seguir essas regras também traz benefícios para os próprios provedores de internet. Duvida? Então veja a seguir por que provedores de serviços de internet devem seguir as normas Anatel!

Melhor posicionamento de mercado

Quando os provedores de serviço de internet seguem as normas de regulamentação da Anatel, o resultado aparece diretamente para os consumidores já que as normas são pensadas exatamente na experiência do usuário.

Dessa maneira, ao fornecer a velocidade correta de conexão e ao ter um atendimento de qualidade, por exemplo, o cliente vai acabar ficando mais satisfeito com o serviço prestado.

Como resultado, o provedor começa a se destacar dos demais, que ainda estão lutando com a adaptação. No final, existe um posicionamento de mercado que gera uma vantagem competitiva para o negócio.

Atualização e integração são facilitadas

Outro benefício importante da adequação às normas Anatel é que o ISPs conseguem atualizar as ferramentas e equipamentos de forma mais simples. Como tudo está dentro dos padrões, o provedor pode se focar nessa atualização que é responsável por tornar os serviços melhores.

Em alguns casos, essas atualizações fazem parte do processo de adequação, gerando o benefício duplo da adequação e da melhoria.

Além disso, a integração com sistemas que são externos aos ISPs também é facilitada se as regras são seguidas adequadamente. Como resultado, o serviço se torna melhor e mais completo.

Evita penalidades

Naturalmente, as normas Anatel são estabelecidas para serem seguidas e o órgão garante a obediência ao que foi estabelecido ao criar penalidades. O descumprimento de determinadas normas pode levar a advertências e sanções e até mesmo multas e suspensão do serviço graças à revogação da concessão da licença.

Ao obedecer às normas, por outro lado, o provedor de serviços de internet evita que esse tipo de situação aconteça. Além de arranhar a imagem do negócio, isso também gera prejuízos financeiros. Assim, evitar penalidades também significa evitar perder dinheiro e, mais do que isso, evitar perder oportunidades de negócio com futuros clientes.

Crescimento mais rápido e ordenado

Os provedores de serviço de internet que se encaixam nas regras estabelecidas pela Anatel normalmente experimental um crescimento mais rápido e ordenado porque fica mais fácil se adaptar às novas necessidades do mercado.

Além disso, a adaptação correta às novas regras também permite que o provedor ganhe destaque das demais, o que permite e estimula o seu crescimento.

Esse crescimento, na verdade, está relacionado às outras vantagens de seguir as normas da Anatel, já que o melhor posicionamento de mercado leva ao crescimento, assim como a atualização de equipamentos, por exemplo. Uma cascata de eventos e benefícios, portanto, leva ao resultado final de maior crescimento para o provedor.

Garantir a adaptação às normas Anatel é indispensável para os provedores de serviços que desejam obter resultados como destaque no mercado, atualização mais facilitada, menos riscos de penalidades e crescimento rápido e ordenado. No final, todos ganhando: tanto o provedor quanto o cliente.

Ainda tem alguma dúvida sobre os benefícios que você pode conquistar ao seguir direitinho as normas estabelecidas? Não deixe de comentar e de participar!

Comentários