FTTH: o que é e por que usar - ISPBLOG
Enviado em 23.11.2015

FTTH: o que é e por que usar

Também conhecido como Fiber To The Home (ou fibra para o lar, em português), a FTTH é uma tecnologia de entrega de sinais de comunicação por meio da fibra ótica. Ela tem como principal diferencial o fato do feixe de luz partir da central da operadora e ir diretamente até os usuários. Leia mais…

FTTH o que é e por que usar

A busca por uma internet rápida, estável e segura é algo que move empresas e entusiastas de tecnologia. Nos últimos anos, empresas de telecomunicações trouxeram ao mundo tecnologias de conexão mais rápidas, estáveis e confiáveis. As redes FTTH, por exemplo, são a última palavra em tecnologia de fibra de vidro. Ela permite que conexões com velocidades acima de 100 Mbps possam ser entregues a casas, apartamentos e escritórios sem perdas de dados, ruídos ou a necessidade de manutenções constantes.

Se você quer saber um pouco mais sobre o FTTH, como ele ajuda companhias a alcançarem novos desafios e as razões para oferecer esse tipo de solução em seu provedor, leia o nosso texto de hoje!

O que é FTTH?

Também conhecido como Fiber To The Home (ou fibra para o lar, em português), a FTTH é uma tecnologia de entrega de sinais de comunicação por meio da fibra ótica. Ela tem como principal diferencial o fato do feixe de luz partir da central da operadora e ir diretamente até os usuários. Ao “ignorar” a defasada estrutura de fios de cobre para telefonia e televisão a cabo, o provedor de acesso fornecerá ao seu cliente uma conexão com mais qualidade e velocidade, independentemente do seu local de acesso ser um escritório, um apartamento ou uma casa.

O FTTH é uma tecnologia recente. Ela foi criada para substituir o método FTTC (fiber to the curb/cabinet, ou fibra para a calçada/armário, em português). O FTTC consiste na prática de instalar a fibra óptica e centrais distribuidoras próximas aos clientes e utilizar mediadores de cobre para transmitir os dados entre as centrais e os usuários. Com o FTTH, maiores velocidades são atingidas, tornando a entrega de informações mais eficiente.

Por que utilizar o FTTH?

Um dos principais desafios das companhias de telecomunicações via internet é fornecer conexões aos seus clientes que sejam rápidas, estáveis e seguras. Por meio do FTTH, é possível obter velocidades de conexão acima de 100 Mpbs (algo em torno de 20 a 100 vezes mais rápido que métodos tradicionais como o DSL), garantindo maiores taxas de download, upload e menor latência. Além disso, a fibra ótica é imune a interferências eletromagnéticas. Isso torna o transporte de grandes quantidades de informações livre dos ruídos que a rede elétrica pode causar.

Apesar dos custos de implantação ainda serem altos, o FTTH é uma alternativa lucrativa a longo prazo. Redes de fibra são conhecidas pelo seu poder de transporte de informações em um espaço reduzido, e a baixa necessidade de manutenção. Como os custos para manter uma estrutura com essa tecnologia são menores que os gastos em uma rede FTTC, o investimento inicial é absorvido em pouco tempo. Além disso, as redes de FTTH permitem que aplicações como as de big data e outros serviços corporativos que demandam grande capacidade de transmissão de informações sejam portados para a nuvem sem problemas de congestionamento de banda.

Internet de alta velocidade: o futuro das comunicações humanas

Os últimos anos mostraram ao mercado de telecomunicações que a necessidade de conexões mais velozes aumentará cada vez mais. Hoje, pessoas utilizam a banda larga para assistirem a vídeos em alta resolução, conectarem-se a serviços de computação em nuvem, jogarem online com amigos e, entre outras coisas, conectarem-se com as pessoas que mais importam em suas vidas. Todos esses serviços precisam de conexões com grande capacidade de transmissão de dados, algo que só é possível com a fibra óptica.

O aumento da demanda pelo uso da fibra óptica tanto por consumidores domésticos como corporativos movimentará milhões de reais nos próximos anos. Nesse cenário, estar preparado para oferecer redes que funcionam em estruturas FTTH é um diferencial que torna empresas mais competitivas. Elas são a chave para um futuro onde a internet é dinâmica, rápida, inteligente e, acima de tudo, indispensável para todos nós.

E você, pretende migrar para a banda larga de alta velocidade com o uso de FTTH? Compartilhe conosco!

Produtos relacionados

[magento pid=A037]

[magento pid=A167]

[magento pid=A289]

Comentários