Quer manter o orçamento de seu provedor em dia? - ISPBlog
Enviado em 13.07.2015

Aprenda a ficar com o orçamento sempre em dia

A crise que assombra o país nos leva a ter uma certa disciplina em todas as áreas de nossos negócios. Confira algumas dicas eficazes para manter a saúde financeira de seu provedor sempre em bom estado.

Entenda como manter o orçamento de seu provedor em dia!

Em tempos de crise, o fantasma da dívida começa a rondar a cabeça de qualquer empresário, seja ele de uma pequena, média ou grande empresa. No entanto, mesmo que o momento não esteja sendo fácil, é essencial que cada empreendimento esteja com suas contas em dias e tenham um bom planejamento para ficar bem distante de entrar no vermelho.

Isso só é possível com disciplina e boas práticas, que podem ser aplicadas por todos. Para que sua provedora não tenha sua saúde financeira abalada, confira algumas dicas que preparamos para manter o orçamento sempre em dia!

Conheça a sua realidade

Conhecer como anda a saúde financeira da sua empresa é o primeiro passo para deixar o orçamento no azul. Essa dica pode parecer óbvia, mas muitas empresas têm sistemas pouco claros de controle e números importantes acabam sendo desconsiderados ou não são avaliados em conjunto.

Por isso, é importante estar atento ao quanto sua empresa está faturando, quais são os custos fixos e variáveis em diversos setores e qual é o objetivo da empresa em termos de lucro. Só assim é possível detectar qual setor está gastando mais do o ideal e procurar soluções para contornar o problema.

Cuidado com os empréstimos

Conseguir crédito para aumentar a capacidade da sua empresa é muito bom para garantir o crescimento sustentável do seu negócio. Mas vale lembrar que pegar um empréstimo é contrair uma dívida que, se não administrada, pode prejudicar as finanças de qualquer empreendimento.

Pensando nisso, planeje cada solicitação de crédito, sua forma de pagamento e como sua empresa conseguirá fundos para pagar essa dívida. Faça uma pesquisa junto às instituições financeiras analisando qual delas pode te oferecer as melhores condições de pagamento e trace metas e prazos para que você consiga quitar cada parcela de dentro do prazo: afinal, atrasos costumam trazer multas, juros e ainda podem fazer com que sua empresa não tenha mais acesso ao crédito.

Caso sua empresa já tenha alguma dívida, não tenha medo ou vergonha de renegociá-las. Procure o seu credor e descubra se ele oferece alguma modalidade de refinanciamento — essa negociação pode diminuir os juros e o montante total da dívida, além de possibilitar condições melhores de prazo nas parcelas.

Invista no novo

Conhecer sua empresa, organizar os seus gastos e fazer um bom planejamento antes de solicitar crédito são passos importantes para que sua empresa não cometa erros que irão deixá-la no vermelho. No entanto, é preciso fazer um esforço constante de melhorias de gestão e redução de custos.

Para isso, vale investir em novas tecnologias que aumentarão a produtividade da sua empresa ao mesmo tempo em que diminuirão custos (um exemplo muito simples é a troca de lâmpadas tradicionais pelas de LED, que duram mais e são mais eficientes).

Essas mudanças podem ir além do material: incentive os funcionários a localizarem e cortarem gastos excessivos, procure auxilio de consultores para encontrar práticas mais eficientes e traçar um bom plano de ações para sua empresa. Lembre-se que a contratação de uma consultoria implica em um gasto imediato, mas os seus benefícios irão superar o custo e irão se manter por um bom tempo.

Sua empresa tem boas práticas para evitar que o orçamento caia no vermelho? Compartilhe conosco suas boas práticas para evitar esse problema nos comentários!

Produtos relacionados

[magento pid=565]

[magento pid=393]

[magento pid=400]

Comentários