Enviado em 28.12.2015

Como melhorar a comunicação na equipe de TI

Independentemente da área de atuação e do setor de uma empresa, investir em uma boa comunicação interna é algo indispensável — e na área tecnológica isso não é diferente. A comunicação na equipe de TI precisa ser efetiva para que os funcionários possam manejar todo o funcionamento técnico de maneira mais eficiente, agilizando o trabalho e evitando possíveis erros. No artigo de hoje, vamos dar algumas dicas para melhorar a comunicação na sua empresa e garantir melhores resultados para a sua equipe!

Independentemente da área de atuação e do setor de uma empresa, investir em uma boa comunicação interna é algo indispensável — e na área tecnológica isso não é diferente. A comunicação na equipe de TI precisa ser efetiva para que os funcionários possam manejar todo o funcionamento técnico de maneira mais eficiente, agilizando o trabalho e evitando possíveis erros. No artigo de hoje, vamos dar algumas dicas para melhorar a comunicação na sua empresa e garantir melhores resultados para a sua equipe!

Crie um banco de dados interno

A partir de um blog, redes sociais corporativas ou até mesmo com o armazenamento em nuvem, criar um banco de dados pode ser um ótimo recurso para melhorar a comunicação na equipe de TI. Nele, o compartilhamento de conhecimento é melhorado, pois é possível pedir ajuda a colegas de trabalho, reportar bugs ou simplesmente armazenar e trocar informações.

Afinal, imagine a seguinte situação: a empresa em que você trabalha tem vários departamentos espalhados pelo país. Se uma determinada equipe inventar uma boa prática, porque não compartilhá-la com o restante da instituição para que todos possam adotá-la? Futuramente, essas práticas podem virar um conjunto de rotinas de trabalho gerando até mesmo um guia para novos empregados.

Faça reuniões periódicas

No Brasil, temos uma cultura de fazer reuniões a todo tempo, mesmo para assuntos pequenos que poderiam ser tratados por email. Isso desgasta e cansa a equipe que poderia se encontrar para discutir questões mais profundas e complicadas.

Para evitar esse problema, crie uma rotina de reuniões semanais, quinzenais ou mensais de acordo com a demanda de trabalho da empresa. Nesses encontros, aborde os temas mais relevantes e que precisem ser tratados em grupo.

Feedbacks são importantes

Não só dentro da comunicação na equipe de TI, mas qualquer funcionário em qualquer setor deveria receber feedbacks sobre o seu desempenho no trabalho. Afinal, como alguém vai saber o que melhorar se não recebeu nenhum retorno dos seus superiores?

Portanto, além da avaliação do grupo, o bom líder precisa se comunicar bem com cada componente da sua equipe, informando a avaliação final de todos os integrantes. Assim, a staff ficará bem alinhada e entrosada, o que, consequentemente, aumenta a produtividade geral. Por fim, caso você seja o líder, também esteja sempre aberto para receber feedbacks.

Seja multimídia

Vivemos num século onde a imagem vem roubando o espaço da palavra. Portanto, é importante que a comunicação na equipe de TI seja multimídia. Tente sempre usar vídeos, imagens e áudio para explicar determinados projetos ao invés de usar os famosos slides repletos de texto.

Por exemplo: se for preciso mostrar um novo espaço onde um cabeamento precisará ser colocado, coloque fotos desse local. Dessa maneira, todos ficarão mais atentos e curiosos aos meandros do projeto. Sempre ilustre as situações!

Comunicação na equipe de TI: seja claro e direto

Nenhum dos tópicos anteriores bastam se o discurso a ser transmitido não for compreensível. Erros ou falta de interesse em determinada tarefa são bastante comuns quando o grupo não entende do que ela se trata. Por isso, é preciso criar uma mensagem que explique claramente o que é requerido dos funcionários naquela função.

Há uma máxima no jornalismo que serve para qualquer boa comunicação: use palavras e frases simples para que todos entendam a mensagem a ser passada. Ou seja, passe as informações de uma maneira que até mesmo pessoas que não estejam envolvidas no projeto possam entender.

Todas essas dicas ajudam a melhorar a comunicação na equipe de TI, o que gera maior produtividade e lucro para a empresa. O que achou dessas dicas? Gostaria de acrescentar alguma boa prática de comunicação? Comente e compartilhe sua opinião sobre o assunto!

E-commerce especializado em soluções para provedores de internet.
No mercado desde 2009, atua em todo o território nacional, sendo referência de qualidade e bom atendimento.

Comentários