Internet das Coisas: Saiba mais sobre esse mundo - ISPBLOG
Enviado em 21.07.2015

Internet das Coisas: Saiba mais sobre esse mundo

Vários dispositivos com necessidade de conexão quase permanente com a internet. Este é o cenário que o provedor encontrará dentro de pouco tempo.

Internet das coisas: Saiba um pouco mais deste mundo promissor

A Internet das coisas (IdC) está se tornando, cada vez mais, um assunto presente tanto nas empresas quanto no dia a dia das pessoas. Esse é um conceito que não apenas possui o potencial para impactar como nós vivemos, mas também como nós trabalhamos. Mas o que é exatamente a Internet das Coisas e qual impacto essa inovação pode causar? Existe muita complexidade na IdC, mas vamos nos ater ao básico. Confira o post de hoje e conheça mais sobre a Internet das coisas.

Vamos começar entendendo alguns pontos

A internet de banda larga está se tornando mais disponível a cada dia, o custo de conexão tende a cair, ao passo que mais dispositivos são criados com capacidades de se conectar a redes de wi-fi. A esse se cenário, somam-se os custos decrescentes da tecnologia e a forte inserção dos smartphones no mercado. Tudo isso cria as condições perfeitas para a explosão da Internet das Coisas.

Então, o que é a Internet das Coisas?

Colocado de forma simples, esse conceito envolve a conexão de qualquer dispositivo com a internet e/ou com outros dispositivos. Isso inclui tudo, como: celulares, máquinas de café, headphones, lâmpadas, wearables, geladeiras e o que mais você conseguir imaginar. O conceito também envolve componentes de máquinas, como uma turbina de avião ou uma balança de mineração. De acordo com o Gartner, instituto de pesquisas em TI, em 2020 teremos cerca de 26 bilhões de dispositivos conectados. A IdC é então uma grande rede de coisas conectadas, e podemos incluir aí também as pessoas. Haverá relações entre pessoas, pessoas com dispositivos e dispositivos com dispositivos.

Qual será o impacto para as pessoas?

A nova regra no futuro será: tudo que poderá estar conectado, estará conectado. Mas porque queremos tantas coisas conectadas conversando umas com as outras? Existem muitos exemplos que podem ilustrar o potencial que essa nova realidade possui. Pense que você está a caminho de uma reunião, o seu carro pode ter acesso ao seu calendário e já traçar a melhor rota. Se o tráfego estiver muito intenso, ele poderá enviar uma mensagem para quem você vai encontrar notificando o atraso, o motivo e qual a expectativa de chegada.

Imagine só: quando você acordar, seu smartphone já se comunica com a cafeteira, que deixará tudo pronto na hora que você quiser. E se a impressora do escritório, que sempre fica sem papel ou tinta fique responsável por pedir ajustes antes que as coisas acabem? Em uma escala mais ampla, a IdC pode ser aplicada a coisas como redes de transporte e cidades inteligentes, que podem auxiliar na redução de resíduos e melhorar a eficiência da utilização de energia.

Qual será o impacto para as empresas?

As empresas terão que se adequar a essa nova realidade. A Internet das coisas proporcionará novas formas de trabalho, produtividade e gerenciamento de tempo. A segurança também não pode ser deixada de lado, mais dispositivos conectados significam mais brechas para vazamentos de informações.

Um setor em especial precisará estar ainda mais preparado. Provedores de internet terão de se adequar a essa inovação, oferecendo um serviço que consiga suportar o novo fluxo de informações que trafegará pela rede.

E você, já está preparado para a Internet das Coisas? Existe algum movimento nesse sentido em sua empresa? Conte suas expectativas nos comentários!

Produtos relacionados

[magento pid=117]

[magento pid=307]

[magento pid=571]

Comentários