Sala de Equipamentos - A sala principal de sua LAN - ISPBLOG
Enviado em 26.05.2017

Sala de Equipamentos – A sala principal de sua LAN

Toda LAN deve possuir um ponto central e comum à toda rede e ela é conhecida com Sala de Equipamentos (ER-Equipment Room), de […]

Toda LAN deve possuir um ponto central e comum à toda rede e ela é conhecida com Sala de Equipamentos (ER-Equipment Room), de acordo com a norma NBR 14565:2013 – Cabeamento Estruturado para Edifícios Comerciais e Data Centers.

É desta sala que sairão as conexões com os andares e demais ambientes da edificação, além de demais prédios de um complexo. Neste ambiente encontram-se hardwares para uma distribuição de Campus, distribuição de Edifício e pode possuir a distribuição de Piso (do andar), se necessário. Esta sala, pode ainda, de acordo com a norma, disponibilizar espaço para absorver a Infraestrutura de Entrada (EF), vista no meu último post, para receber os cabos externos. Obviamente, o tamanho desta sala deve aumentar conforme seu espaço interno for sendo exigido. E, finalmente, deve existir apenas uma ER para cada edificação ou Campus.

Uma ER é um ambiente crítico por natureza, pois acomoda uma diversidade enorme de equipamentos de telecomunicações de uso comum, distribuidores e terminações de cabos. Nesta sala pode-se acomodar além dos equipamentos de rede (switches Core e Distribuição, roteadores, servidores diversos, etc), equipamentos de voz, sistemas de gestão de controle de acesso e monitoramento, enfim, é o local adequado para manter e operar os principais equipamentos de uma rede.

Tendo em vista o que foi colocado acima, é um espaço que requer maiores cuidados em seu projeto, sendo de grande relevância considerar aspectos técnicos como:

  • Controle de acesso;
  • Controle de umidade e temperatura;
  • Controle de poeira e estática;
  • Projeto luminotécnico adequado;
  • Proteção contra incêndio e outros.

Completando a lista de aspectos importantes, devemos ficar atentos se a ER não está próxima a ambientes que gerem ruídos elétricos, assim como não deve possuir sistemas hidráulicos. A exceção fica para os drenos dos equipamentos que demandam este recurso, como sistemas de refrigeração, ou para esgotamento de água em caso de algum acidente.

 

ESPAÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES DE UMA EDIFICAÇÃO 

Os Espaços de Telecomunicações, em geral, demandam condições específicas para garantir um ambiente apropriado para os equipamentos que lá serão instalados. Estas condições vão desde a área mínima do local até o nível de iluminamento do ambiente, passando por outras características também importantes, como: temperatura, umidade relativa, controle de poeira, estática, posicionamento dentro da edificação.

Abaixo, segue uma tabela útil e muito requisitada para Salas de Equipamentos ou outro espaço com ativos de rede:

Fonte: NBR-16415:2015 – Caminhos e Espaços para Cabeamento Estruturado

Por fim, ao se projetar e instalar um ambiente técnico como o seu espaço como provedor, fique atento a estes importantes detalhes que o ajudarão a manter os seus serviços funcionais e menos problemáticos.

Comentários