Os ISPs (Internet Service Provider), sigla em inglês de como são chamados os Provedores Regionais, são os principais dissipadores da inclusão digital no Brasil. O crescimento desse mercado é proporcional à necessidade que as pessoas passaram a ser dependentes de estar conectados. Segundo Anatel, foram 26,586 milhões de acessos, sendo 1 milhão em 2016, dados que revelam a grande mudança nos hábitos das pessoas e o uso frequente da transferência de dados. Hoje, segundo pesquisa à ANATEL são 10.416 provedores com licença SCM avançando suas operações à lugares mais remotos do país.
O Brasil pela sua particularidade e dimensão está entre os maiores países do mundo em vários quesitos. Em extensão territorial com 8,51 milhões de km2 é o primeiro da América do Sul e o quinto maior do mundo. Segundo uma publicação da Exame em fevereiro de 2016: “O Brasil, em específico, ficou no topo do ranking mundial quando o assunto é tempo conectado. Em média, o brasileiro gasta cinco horas e 12 minutos por dia em computadores e três horas e 55 minutos em dispositivos móveis. ”
Com uma forte tendência de competir e posicionar no mercado, os Provedores Regionais foram surgindo no mercado nacional pela oportunidade que o setor demonstrou e, hoje, já temos mercados em que ISP concorre com outro ISP. Neste cenário, o foco total está no cliente, pois é ele que precisa ser atendido com qualidade e aproximação. Aliás, não podemos esquecer que este é o diferencial mais forte junto ao cliente: proximidade.
Logo, a aproximação exige que todos tenham um conhecimento muito aprofundado no mercado que atua ou pretende atuar . São reflexões extremamente importantes para se definir o plano de negócio e o planejamento do provedor. Então algumas perguntas podem ser colocadas para contribuir:
- Como está preparado para enfrentar o mercado?
- Quais são as estratégias que serão utilizadas para se conquistar a confiança do mercado?
- Como se posicionar em relação aos concorrentes?
- Como manter o provedor em constante desenvolvimento?
- O que impulsiona o provedor no mercado escolhido?
- Qual o papel do empreendedor na orientação e direção do provedor?
- Quais são as práticas do mercado que precisam ser diferenciadas para conquista de clientes?
- Quais são os valores que devem ser reconhecidos pelos clientes?
- Quais são as vantagens competitivas?
- Como manter-se no mercado por grande período?
Portanto, o grande desafio está em estabelecer critérios de planejamento e gestão que subsidiem a decolada dos Provedores Regionais. O mercado vai consumir, o cliente tem a tendência de querer cada vez mais permanecer-se conectado, as tecnologias vão evoluir, os investimentos idem e o conhecimento integrado de todos esses fatores é o que será gerador para sucesso de uma empresa sustentável.
Invista em tempo, análise e planejamento!
Forte Abraço.