Segurança da informação no cenário corporativo! - ISPBLOG
Enviado em 05.04.2017

Segurança da informação no cenário corporativo!

Com o crescimento das pequenas e médias empresas no Brasil, a segurança da informação se tornou uma das grandes preocupações dos gerentes de TI.

Com o crescimento das pequenas e médias empresas no Brasil, a segurança da informação se tornou uma das grandes preocupações dos gerentes de TI. E isso não é o mais preocupante, segundo pesquisas, muitas dessas empresas não têm o devido conhecimento do assunto e estão cada vez mais vulneráveis.

Pela experiência que tenho como profissional de TI, muitas dessas empresas preferem pagar um profissional sem qualificação que às vezes cobram R$ 30,00 para instalar um sistema pirata do que um profissional qualificado para executar um serviço de qualidade e garantir a segurança da informação.

O mais estranho que tenho notado que muitos empreendedores e donos de negócio tem consciência dos problemas causados pela má administração da segurança da informação, mais muitos não querem saber de se proteger, e quando acontece o problema já é tarde demais. Arquivos corrompidos, senhas roubadas, arquivos roubados e acabam pagando muitos mais para tentar recuperar do que pagariam para elaborar uma segurança da informação eficaz.

E o mais preocupante e triste é que as empresas lidam com o departamento de TI como sendo uma área secundária, sendo tratada apenas como suporte, que no final atrapalha todo o planejamento estratégico e o desenvolvimento da segurança.

Empresário, você deve entender que o uso da tecnologia da informação só trará benefícios para sua empresa se for bem administrado e controlado em todas as áreas da empresa. Você deve entender que a TI é o seu próprio negócio, e se não for tratada com carinho você terá grandes problemas. Tente imaginar sua empresa sem seu sistema principal fora do ar por um dia… por isso são tão importantes o controle e o gerenciamento.

Você como empresário gosta muito de ver números, e por isso vou citar alguns benefícios e vantagens de ter uma segurança de TI eficaz na sua empresa.

Pontos importantes na segurança da informação

Antes de planejar uma segurança da informação será preciso identificar que tipo de política é mais recomendada para sua empresa, como:

  • Identificar e implantar as políticas dos usuários;
  • Quais antivírus são mais indicados para sua empresa, levando em consideração o número de computadores;
  • Identificar os sites que serão permitidos e proibidos;
  • Implantação de um firewall eficiente.

Para que essas tecnologias da segurança da informação sejam eficazes, será necessário que gerem relatórios diários ou semanais para identificar possíveis desvios ou ataques de dentro ou fora da organização. Por isso a importância de um profissional de ti certificado e qualificado.

Algumas ferramentas para sua segurança digital

Antimalware

Solução importantíssima para garantia a segurança digital. Muitas vezes conhecidos com vírus, mas sua estrutura é muito diferenciada, sendo inclusive mais inteligente que os próprios vírus. Existem vários tipos de malware, e geralmente o antivírus não consegue identificar. Na maioria das vezes os antivírus corporativo já possuem essa proteção, mais nunca é demais perguntar na hora que for adquirir.

Antivírus

Sem dúvida, é um dos principais recursos contra arquivos corrompidos ou roubo de informações, sendo extremamente importante para a segurança da informação. Mas você como empresário deve entender que essas soluções grátis de antivírus não são de maneira nenhuma recomenda para o seu negócio. Essas versões são bem limitados e seu uso é recomendado para usuários domésticos. A solução que você deve implantar e adquirir é o antivírus corporativo se deseja realmente proteger suas informações.

Firewall

Muitos dos problemas causados por infecções por vírus dentro das organizações geralmente é iniciado dentro da própria organização. Pendrive infectado que os usuários trazem de casa e plugam em nos computadores vulneráveis, ataques de engenharia social ou dos próprios usuários que aproveitam das liberdades para executar determinados aplicativos ou conteúdos duvidosos e entre outros.

Mas devido os riscos envolvidos nos exemplos acima, o mais preocupante da segurança digital está na comunicação com a internet durante as trocas de informações.

Para gerenciar o que pode entrar e o que pode sair da rede interna para rede externa ou vice-versa é utilizando o firewall. É esse equipamento que vai barrar possíveis ameaças vindas da internet. Por isso a sua importância não está somente na implantação, mas também no gerenciamento por um profissional de ti qualificado.

O que achou do assunto? Já teve algum problema por falta de segurança da ti? Compartilhe conosco…

Até a próxima!

ALAN SILVA FARIA

Advogado, Sócio da Silva Vitor, Faria & Ribeiro Advogados Associados

Comentários