Entenda as diferenças entre hub, switch e roteador - ISPBLOG
Enviado em 17.03.2017

Entenda as diferenças entre hub, switch e roteador

Os dispositivos mais famosos para se conectar redes de computadores, dentre todas as maneiras existentes, são hub, switch e roteador.

Os dispositivos mais famosos para se conectar redes de computadores, dentre todas as maneiras existentes, são hub, switch e roteador.

Apesar de os nomes desses aparelhos serem conhecidos, muitas pessoas não sabem as principais diferenças entre eles, assim como não entendem quais são suas vantagens e melhores formas de uso.

Vamos descobrir agora as funcionalidades de cada um deles e onde aplicá-las no gerenciamento de redes.

Criado para administrar pequenas redes, o hub

O hub conecta redes locais de computadores, enviando, de forma segmentada, os dados de uma máquina para outra. Isso quer dizer que enquanto um pacote é enviado, os outros computadores não conseguem transmitir nenhuma informação até que aquele pacote chegue ao computador destinatário.

Existem hubs de 8, 16, 24 e 32 portas, e às vezes é viável conectar outro hub, aumentando a capacidade de transmissão da rede. Esse equipamento é muito funcional para redes pequenas, porque realiza o envio de dados em uma fila única, causando baixo desempenho quando a rede possui muitos computadores.

Um equipamento considerado a evolução do hub, esse é o switch

O switch tem o mesmo intuito do hub, realizar o envio de pacotes de dados. Contudo, ele pode fazer o envio de vários, de forma simultânea. Quando uma máquina começa a enviar informações para outra, o switch cria um canal único de comunicação entre os dois pontos, para impedir o congestionamento nas outras portas e melhorar em muitos pontos a performance da rede.

Existem diversos modelos de switches, com variações no número de portas — como também existem para o hub. switches são recomendados para redes mais amplas, e é muito comum vê-los instalados em grandes prédios, devido ao desempenho mais robusto que oferecem, ideal para um grande fluxo de dados.

Quem quer inteligência na rede deve usar o roteador

Os roteadores são os equipamentos de conexão mais conhecidos dos usuários médios. Apesar de trabalharem quase da mesma maneira que o switch, fazem isso de uma maneira mais inteligente, pois além de criar um canal exclusivo entre as máquinas emissora e receptora, o roteador busca as melhores rotas para enviar os dados.

Existem roteadores estáticos e dinâmicos. Os roteadores estáticos sempre buscam a rota mais curta para enviar dados, ignorando a intensidade de tráfego naquele caminho. Já os roteadores dinâmicos vão buscar a rota mais rápida de envio, ainda que ela seja mais longa. O primeiro é mais barato do que o segundo, que possui melhor performance. Então, é preciso pensar na relação custo-benefício na aquisição.

Além dessas características, os roteadores também podem conectar várias redes, e muitos têm configurações de proteção instaladas diretamente no dispositivo, o que os fazem equipamentos extremamente adequados para se conectar à Internet.

Qual deles você deve utilizar?

Ao escolher entre esses dispositivos, é preciso estudar o ambiente onde a rede será instalada. Para uma rede local e de pequeno porte, o hub é mais econômico e atende as necessidades.

Os switches asseguram um desempenho muito superior nas redes locais e progrediram muito nos últimos anos. Os roteadores podem interligar redes e têm uma performance muito poderosa, independentemente do tipo adquirido.

Obter um dispositivo que não é adequado ao cenário de instalação trará prejuízos. Por isso, é muito recomendado buscar o máximo de informações sobre o funcionamento de hub, switch e roteador e quais empresas são conhecidas por oferecer esses produtos com qualidade.

E então, gostou do nosso artigo? Não deixe de compartilhar em suas redes sociais, para que todos fiquem antenados e saibam como gerenciar suas próprias redes!

Comentários