Veja o que é a metodologia SCRUM e entenda seus benefícios - ISPBLOG
Enviado em 10.02.2017

Veja o que é a metodologia SCRUM e entenda seus benefícios

A metodologia SCRUM pode ser a solução que muitos procuram para otimizarem suas gestões. O post de hoje mostra o que é e como funciona essa técnica. Vamos lá?

veja-o-que-e-a-metodologia-scrum-e-entenda-seus-beneficios

O mercado da tecnologia da informação em nosso país é próspero e oferece inúmeras oportunidades para nossas empresas. Porém, tal situação exige que os profissionais desse ramo de atuação estejam preparados para suprirem a demanda do mercado consumidor.

A metodologia SCRUM pode ser a solução que muitos procuram para otimizarem suas gestões. O post de hoje mostra o que é e como funciona essa técnica. Vamos lá?

Entenda o que é a metodologia SCRUM

A metodologia SCRUM foi desenvolvida por Jeff Sutherland, em 1993, para realizar uma gestão dinâmica do desenvolvimento de softwares e de projetos. Essa ferramenta permite controlar com eficiência e eficácia o trabalho realizado por sua equipe de colaboradores.

Ao utilizar esse sistema, um diretor empresarial consegue definir melhor suas metas, além de conseguir cumpri-las dentro dos prazos estabelecidos.

Vale lembrar também que a metodologia SCRUM leva em consideração os princípios, valores, práticas e cultura de uma empresa. Dessa forma, é possível adequar seu projeto à realidade socioeconômica em que seu empreendimento se encontra. Consequentemente, cada empresa existente no mercado de trabalho terá uma versão exclusivamente sua desse processo.

Aprenda como aplicá-la

A metodologia SCRUM divide um projeto em várias etapas de atividades. Sua equipe de trabalho precisa realizar inúmeras reuniões a fim de trocar informações sobre como anda o processo produtivo de seu projeto.

Nesses encontros, são discutidas maneiras para aumentar a agilidade e a eficiência de todos, portanto, estes devem acompanhar bem de perto tudo o que acontece. Sua equipe precisa estar preparada para propor mudanças com o objetivo de criar um ambiente de trabalho próspero e pouco engessado.

Para aplicar essa técnica em sua empresa, é necessário compreender os significados dos seguintes conceitos:

  • Sprints: termo utilizado para os ciclos de cada projeto. Geralmente, podem variar entre 2 e 4 semanas de duração.
  • Product Backlog: nome dado aos objetivos de um projeto.
  • Sprint Planning Meeting: reuniões que acontecem no início de cada etapa (sprint) para estabelecer quais objetivos do projeto (product backlog) serão desenvolvidas nesse período.
  • Sprint Backlog: determina quais serão as atividades desenvolvidas em cada ciclo.
  • Daily Scrum: reunião realizada diariamente para discutir o que está sendo desenvolvido. Serve também para espalhar o conhecimento, tirar dúvidas, encontrar erros, propor soluções para imprevistos e priorizar o que deve ser feito naquele dia.
  • Sprint Review Meeting: reunião que acontece ao final de cada ciclo, ou sprint, em que a equipe apresenta os resultados obtidos.

Compreendendo os termos explicitados acima, um diretor empresarial pode preparar seu negócio para a aplicação da metodologia SCRUM.

Saiba quais são os benefícios da sua utilização

Quando uma empresa faz uso da metodologia SCRUM, seu principal objetivo é colher bons resultados em sua gestão. Porém, alguns diretores se esquecem das melhorias que tal técnica proporciona às estruturas de suas empresas durante o desenvolvimento de seus projetos.

Veja abaixo alguns benefícios proporcionados pelo uso da metodologia:

  • Cultura da comunicação: para que tudo ocorra com tranquilidade e com eficiência, é necessário que todas as partes envolvidas se relacionem corretamente. Portanto, é estabelecido um ambiente favorável ao diálogo, em que as informações circulam com liberdade. Dessa forma, todos em sua empresa conhecem uns aos outros e sabem da importância que cada um tem.
  • Estrutura empresarial transparente: como todo o processo produtivo é conhecido e acompanhado por todos, é possível identificar as fragilidades e as potencialidades de seu projeto.
  • Redução de riscos: já que ocorrem várias reuniões em que seus colaboradores podem discutir e prever a ocorrência de imprevistos, fica mais fácil eliminar erros e problemas em seu projeto, além de aumentar a produtividade.
  • Qualidade do produto: toda a metodologia SCRUM foi idealizada para entregar um produto com a melhor qualidade possível no mercado. Um diretor empresarial é atualizado continuamente sobre o status de desenvolvimento e da qualidade de seu produto.

O post de hoje mostrou a importância da metodologia SCRUM na obtenção de bons resultados em uma gestão empresarial. Compartilhe esse texto em suas redes sociais para que mais pessoas possam aprender sobre o assunto!

Comentários