Saiba o que é o BYOD - ISPBLOG
Enviado em 03.02.2017

Saiba o que é o BYOD

Você sabe o que é BYOD? Sabe que ele pode gerar uma economia enorme para o seu negócio??? Pois é, confira no texto de hoje do ISPBLOG!

Ao longo dos últimos anos, empresas passaram a utilizar a tecnologia como um investimento estratégico, que facilita a flexibilização de rotinas operacionais e torna processos mais ágeis. Nesse sentido, ferramentas de cloud computing, por exemplo, permitiram que profissionais tivessem acesso aos seus dados em qualquer local. Como consequência, a adoção de processos, como os de home office, tornou-se mais simples e segura.

O mesmo vale para o BYOD. Essa política operacional está mudando a forma como empresas gerenciam a sua infraestrutura e aumentando o engajamento de usuários. Se você quer saber mais sobre ela e como a sua adoção pode impactar uma empresa, veja o nosso post de hoje!

O que é o BYOD?

Sigla para Bring Your Own Device (um termo que, em português, pode ser traduzido como Traga o Seu Próprio Dispositivo), o BYOD é uma metodologia em que empresas incentivam os seus funcionários a utilizarem equipamentos pessoais na sua rotina de trabalho.

A sua origem é creditada à Intel, que foi uma das primeiras empresas a adotar tais princípios de gestão. Desde então, empreendimentos do mundo todo estão utilizando o BYOD como forma de reduzir custos operacionais e melhorar indicadores.

Quais as vantagens do uso do BYOD no ambiente corporativo?

Bem aplicado, o BYOD pode trazer vários benefícios para empresas. O primeiro a ser notado é a diminuição dos gastos com tecnologia. Ao direcionar os custos de troca de equipamentos para os usuários, a necessidade de investir em novos equipamentos é reduzida.

Outro ponto a se destacar é o maior engajamento de profissionais nas metas da empresa. Utilizando dispositivos próprios, pessoas tendem a ter uma capacidade de produzir mais. Dessa forma, objetivos podem ser alcançados em prazos menores.

Vale destacar, também, que o número de computadores atualizados dentro do ambiente corporativo tende a aumentar. Como a troca de equipamentos não precisará passar por processos burocráticos, a tendência de máquinas serem atualizadas aumenta. Isso pode se traduzir como uma forma de manter processos com alta performance e qualidade facilmente.

Quais são os desafios da adoção do BYOD?

Apesar dos benefícios, a adoção do BYOD no meio corporativo pode trazer uma série de desafios para a empresa. Os principais estão relacionados às políticas de segurança e à privacidade do negócio. Muitas vezes, gestores deixam de investir nesse tipo de política operacional por temer que ela possa causar problemas de confiabilidade e segurança para o negócio.

Para evitar que isso ocorra, as políticas de segurança digital e governança de TI devem passar por mudanças que as adaptem para o novo cenário operacional. Novos controles de acesso podem ser adotados, evitando que contas comprometidas causem um grande impacto no negócio. Além disso, regras de uso de dispositivos pessoais podem ser adotadas.

Para que equipamentos pessoais sejam utilizados dentro do ambiente corporativo, a empresa pode exigir sistemas atualizados e o uso de sistemas de segurança digital. Além disso, o cloud computing pode ser empregado para tornar o uso de softwares legados e o compartilhamento de dados mais confiável. Dessa forma, a empresa reduz as chances de vulnerabilidades internas serem exploradas por terceiros.

O BYOD deve ser visto como um investimento estratégico. Ele permite que empresas se tornem mais produtivas, eficazes e flexíveis. Consequentemente, o negócio pode se manter com uma estrutura de baixo custo e alta performance.

E ai, gostou do nosso post? Então, compartilhe-o no Facebook!

Comentários