Entenda o que é branding e como ele pode influenciar em seu negócio - ISPBLOG
Enviado em 16.01.2017

Entenda o que é branding e como ele pode influenciar em seu negócio

Já ouviu falar sobre branding? Não entende estas terminologias complicadas? O ISPBLOG traduz pra você, confira!

Com a realidade cada vez mais exigente e competitiva em praticamente todos os setores do mercado, empresários e gestores precisam sempre investir em novas maneiras de melhorar os seus processos e de ampliar a percepção de valor de suas marcas. Dentro desse contexto, o branding surge como uma alternativa moderna e eficaz de posicionamento.

Essa estratégia vem ganhando muito espaço, mas o fato é que muita gente ainda não compreende perfeitamente o seu conceito e menos ainda as formas pelas quais o branding pode influenciar o seu negócio.

Quer descobrir as respostas para essas dúvidas? Então, confira o conteúdo a seguir:

O que é o conceito de branding?

O conceito de branding é muito mal compreendido. Ele pode ser analisado como um conjunto de ações estratégicas que visa ampliar a identificação das pessoas com uma marca ou, em inglês, “brand”. O foco principal de ação, atualmente, é a internet, mas a experiência de compra dos clientes e até das campanhas internas ajuda a refletir a imagem pretendida.

Sendo assim, o branding pode ser definido como uma espécie de gestão do valor percebido de uma empresa pelas pessoas, bem como pelo ato de administrar e conduzir essa percepção, investimento em níveis mais elevados de engajamento e na criação de uma opinião positiva sobre o negócio.

Em outras palavras, o branding é a tentativa de gerenciamento da forma pela qual uma organização é vista pelo mundo.

Como traçar uma estratégia de branding?

Conheça o seu público-alvo

É praticamente impossível traçar uma estratégia eficaz de branding sem conhecer os usuários dos seus serviços. Ou seja, para investir em ações eficazes nesse conceito, é fundamental compreender adequadamente as expectativas, as exigências, as demandas e as necessidades do seu público-alvo.

Isso pode ser feito de diversas maneiras. Uma delas é utilizando a sua base de dados por meio do histórico de transações da empresa. Assim, você identifica dados como idade, localização, ticket médio, estado civil, entre outros. Pesquisas e formulários de satisfação também podem ser interessantes, especialmente para negócios que estejam começando.

Invista em marketing digital

O branding, nos dias de hoje, é fortemente ligado com as estratégias de marketing digital. Afinal, em um mundo no qual as pessoas estão conectadas praticamente o dia todo e utilizam a internet de qualquer lugar, por meio dos seus gadgets como smartphones e tablets, a presença virtual é indispensável para qualquer marca.

Além de um bom website, que reflita os valores e a identidade visual da empresa, apostar no poder das redes sociais é essencial. Dependendo do seu nicho e ramo de atuação, uma fan page no Facebook e perfis em redes sociais como o Twitter, o YouTube ou o Instagram podem ser ações bastante vantajosas.

Invista no meio interno

Um branding bem feito passa, invariavelmente, pelo engajamento dos funcionários da empresa. Isso ocorre porque a agregação de valor de uma marca deve começar de dentro para fora, com colaboradores satisfeitos, que compreendam os objetivos do negócio e efetivamente “vistam a camisa”.

Por isso, mantenha uma comunicação aberta e estimule reuniões e encontros. Passe claramente os valores e a missão da organização, ofereça cursos externos de aperfeiçoamento e institua programas de recompensas. Assim, você tornará suas equipes mais engajadas, eficientes e felizes.

E agora, entendeu o que é branding e como ele pode influenciar no seu negócio? Gostou desse conteúdo? Então, compartilhe esse artigo em suas redes sociais!

Comentários