Enviado em 14.11.2016

Graduação ou certificação em TI? Qual o melhor caminho para o sucesso profissional?

A carreira na área de TI tem se tornado cada vez mais promissora, e vários são os caminhos para o sucesso. Mas qual o melhor caminho para chegar lá?

graduacao-ou-certificacao-em-ti

Graduação ou Certificação em TI? Não há dúvidas que a área de TI a cada dia vem se tornando o setor mais importante de uma organização, cheia de carreiras promissoras com ótimas oportunidades e caminhos para o Sucesso Profissional, além de ser competitiva exigindo sempre do Profissional de TI um conhecimento atualizado sobre as novas tecnologias.

Mas surge uma dúvida! Devo conquistar a Graduação ou Certificação em TI? Qual desses títulos será destaque na minha Carreira Profissional? Sem dúvidas são questões que estão sendo muito discutidas e analisadas, principalmente nas redes sociais.

Mas antes de qualquer coisa, faça uma análise de você mesmo… O que você realmente gosta de fazer? Você gostaria de trabalhar na área de Gestão ou Técnica? Você gosta de gerenciar pessoas? Faça uma análise cuidadosa de você mesmo antes de saber se Graduação ou Certificação em TI é o que realmente você quer na sua Carreira Profissional!

Depois, para você ter uma base de conhecimento, faça uma análise de mercado em sua região. Pesquise como as empresas estão contratando os novos profissionais de TI, consulte os requisitos necessários para participar de uma seleção de uma vaga de emprego. Com essas informações você saberá qual dos dois títulos estão com maior valor e importância na sua cidade.

Como Profissional de TI há mais de 10 anos, posso dizer que os dois títulos são extremamente importantes se você deseja realmente chegar ao Sucesso Profissional.

Mas não tire sua conclusão simplesmente pela minha experiência. Por ser constantemente debatido, com certeza não há uma resposta concreta sobre o assunto, além do mais não pretendo ignorar os fatos que já foram discutidos.

Mas para o Profissional de TI iniciante, que pretende entrar no mercado o mais rápido possível, eu recomendo que você conquiste primeiramente a Certificação em TI, devido ao fato de ser mais rápida e com foco em determinada tecnologia, como Microsoft, Cisco, ITIL, etc.

Mais uma vez, analise uma vaga de TI de determinada empresa, pois geralmente essas Certificações são quase que um padrão para participar de uma seleção. Certificações como CCNA, MCSA, MCSE, ITIL, dentre outras, a cada dia estão sendo valorizadas, sendo o grande diferencial entre a concorrência de uma vaga de emprego.

Outro fator importante sobre as Certificações em TI são as atualizações das tecnologias, exigindo do Profissional de TI novos estudos e conhecimentos, além de ser necessário ser aprovado pelos novos Exames de Certificações para manter os títulos conquistados.

Por outro lado, existem muitas razões para obter uma Graduação em TI. Com uma pesquisa rápida, você verá que para alguns empregadores, uma Graduação que geralmente tem um período de 4 anos ou mais, dá-lhes uma ideia de sua dedicação nos estudos.

Com uma Graduação de um curso de quatro anos, os alunos têm a oportunidade de aprender uma variedade de habilidades do curso que escolheram, tendo um foco mais amplo sobre as tecnologias, que além da parte técnica, também são avaliadas o desenvolvimento pessoal, interpessoal e a ética do profissional.

Vou deixar duas questões no ar! Um Profissional que obteve uma Graduação de TI há mais de 15 anos terá o mesmo domínio e o conhecimento de quando se formou? Você acha que as Certificações em TI têm uma vantagem por ser necessário realizar novos exames quando as tecnologias evoluem?

 

Quem seleciona o meu currículo?

Eis uma questão altamente crucial que irá determinar se a Graduação ou Certificação em TI é o mais importante na contratação do Profissional de TI.

Geralmente um profissional do RH que não tem o conhecimento da área de TI e que os requisitos da vaga não estejam claros, é bem provável que esse profissional dará um foco maior para os Profissionais de TI que sejam Graduados. Podemos dizer que a linguagem comum desses profissionais de RH são Graduação, pós-graduação, Bacharelado, Mestrado, etc.

Por outro lado, se o profissional de RH tiver o conhecimento sobre tecnologias, reconhecendo as siglas e Certificações em TI como MCSA, MCTS, CCNA, ITIL, ou até mesmo receber um apoio de um Profissional de TI, é bem provável que esse profissional de RH irá utilizar dessas Certificações para filtrar e escolher os Profissionais de TI.

É lógico que tudo isso varia de acordo com o cargo e empresa. Geralmente na área administrativa, ou uma posição de gestão, a graduação tende a ser mais valiosa pelo RH.

Mas uma área altamente técnica, como por exemplo, engenheiro de rede ou help desk, o RH tende inclinar-se mais fortemente para a Certificação em TI. Alguém com experiência e Certificado em CCNA dos equipamentos Cisco por exemplo, tem mais força para conseguir essa vaga do que uma Graduação.

Se você pesquisar na internet, você verá que líderes e especialistas da área de TI informam que você tem uma grande vantagem entre os concorrentes quando obtém as Certificações em TI.

Graduação ou Certificação em TI? Obtendo o Sucesso Profissional!

Mas e a resposta sobre “Graduação ou Certificação em TI“, qual realmente será o diferencial na minha carreira? A resposta para a velha questão é “depende”. Depende das especificidades do trabalho, sobre a pessoa que faz a contratação e sobre as suas capacidades em geral. Se você pesquisou sobre os requisitos das vagas de TI, você notou que Graduação e Certificação em TI o qualificam para uma carreira em que, separadas não seriam suficientes.

O mais importante é definir o seu objetivo e Carreira Profissional de modo a ser alcançado em um período de tempo mais curto possível para estar apto a entrar no mercado de trabalho. Quanto antes o profissional definir onde deseja chegar, mais cedo saberá quais são os caminhos que o levarão para o Sucesso Profissional.

Escolha uma Graduação e Certificação em TI que complementam sua Carreira Profissional e que sejam reconhecidas e valorizadas no mercado de trabalho. Enquanto as Certificações desenvolvem habilidades específicas sobre determinada tecnologia com foco mais especialista, a Graduação oferece-lhe um conhecimento mais amplo.

Em outras palavras, adicione Certificações e Graduação em seu currículo que tenham realmente haver com sua área de atuação, de modo que possa desenvolver sua Carreira Profissional com foco na área de Gestão ou Técnica, dependendo de suas escolhas.

Mas entenda que quem te levará ao sucesso profissional será a soma de suas Experiências, Graduações e Certificações em TI que você conquistar durante sua Carreira Profissional!

E você, o que achou do assunto? Como você avalia o mercado de trabalho na sua cidade?

 

Marco Andrade
Profissional de TI / www.marcoandrade.com.br

A Revista do Provedor! Fornecemos conteúdo de qualidade, especializado, produzido por grandes nomes do setor de telecomunicações, e tudo isso gratuitamente por meio das mais de 2 mil publicações impressas por edição, além da versão online.

Comentários