Enlaces Ópticos de Longa Distância - ISPBLOG
Enviado em 22.06.2016

Enlaces Ópticos de Longa Distância

Matéria de Eloi Piana, Publicada na Revista ISPmais – Edição 03.

No atual cenário do mercado de Fibras Ópticas, a disponibilização de recursos para expansão do sistema, com chegada de rede em centros urbanos maiores significa a abertura de um mundo de novas possibilidades para o Provedor de Serviços de Internet.

O empresário que há um tempo atrás sonhava em poder chegar em outros municípios com fibra, seja para compra de link ou até mesmo atendimento, hoje está “arregaçando as mangas” e colocando os projetos em prática, buscando principalmente aumento na confiabilidade e redução de custos de operação (OPEX) do sistema.

Todavia, a idealização de um projeto de rede cabeada interligando municípios não é simples, e passa por etapas que podem ser frustrantes para quem não planejou a obra com o cuidado e antecedência necessários.

Bom, vamos ao que interessa. Nosso objetivo é comentar sobre aspectos importantes que poderão auxiliá-lo na implantação de enlaces em fibra óptica.

A tecnologia DWDM atualmente é a mais utilizada: Seguindo o padrão IEEE 802.3z 1000BASE-ZX, o qual pode alcançar distâncias de até 100km utilizando fibra monomodo com baixo pico d’água (G.652/D).

É necessária obtenção de licença de autorização de passagem de cabos de órgãos municipais, estaduais e federais, e até de particulares: Esse processo pode ser longo e dispendioso, deve se atentar principalmente aos trajetos situados em faixa de domínio de rodovias e pontes, sendo que, nestes é exigido apresentação de projetos para liberação de anuência formal e posterior instalação.

A topologia dos locais de implantação deve ser verificada com cuidado: Cada local deve ser vistoriado e suas particularidades levadas em conta. A implantação de redes em locais de plantação pode ser desastrosa! A queima da palha de cana-de-açúcar anteriormente a colheita é prática usual na maioria dos locais produtores, como também, o uso de máquinas agrícolas para colheita de grãos. Existem também, outros fatores importantes ligados ao relevo, flora e fauna, que devem ser observados de acordo com os locais de implantação.

A contratação do Projetista de rede é muito importante: a elaboração deve ser realizada por profissional habilitado, com experiência em obras de interligação de redes ópticas. Pergunte ao profissional sobre os serviços que já realizou, e se possível, tenha acesso a projetos realizados por ele. A opinião de outros clientes também é fundamental.

O Projeto de Compartilhamento de Infraestrutura requer cuidados especiais: As Concessionárias de energia elétrica exigem uma série de documentos para aprovação de projetos deste tipo, além do projeto eletromecânico de implantação da rede. É importante ter conhecimento sobre a documentação necessária com bastante antecedência e contratar um bom profissional para a assessoria junto a Concessionária.

Na compra de materiais: realizar com o maior cuidado possível, é importante comprar materiais adequados para a implantação do sistema, como por exemplo carretéis de fibra com maior extensão possível para minimização de emendas e perdas, que já são consideráveis devido à extensão do cabo, e medidas em dB/km. Os cabos autossustentáveis deverão ser próprios para vãos longos, os postes adequados para implantação, e também os equipamentos da ponta com características compatíveis com o enlace.

Por hora iremos nos limitar ao planejamento, deixando a execução de redes para uma outra oportunidade.

É importante frisar que a realização de um projeto como este trará ao empresário de ISP muitas facilidades, que serão convertidas em aumento nos lucros e maior satisfação, tanto de clientes quanto pessoal.

Sobre o assunto discutido podemos afirmar: a jornada normalmente é longa, não custa pouco e dá bastante trabalho, porém, a colheita dos frutos costuma ser bem prazerosa.

Um bom trabalho a todos!


Eloi Piana

Engenheiro Eletricista
Instelpa

Comentários