O Efeito do “Berço Esplêndido” - ISPBLOG
Enviado em 11.05.2016

O Efeito do “Berço Esplêndido”

Matéria de Marcelo Siena, Publicada na Revista ISPmais – Edição 03.

Que o mercado de provimento de acesso e conexão à internet vem crescendo a passos largos ninguém discorda, especialmente quando se mergulha no cenário dos provedores regionais, que ano a ano se destacam mais. Por um lado, existe uma imensa oportunidade gerada pelos ainda desconectados, ou em áreas de sombra, e por outro lado a própria pressão por “sempre mais” gerada pelo contexto da internet em si, que a cada dia disponibiliza novos conteúdos, novos equipamentos e novas necessidades que alimentam o apetite do usuário. E o ecossistema reagiu e acompanhou esta oportunidade, pois se a 15 anos atrás quase não haviam especializações para este segmento, que era capturado pelas grandes companhias, hoje ele é rico, diverso e capaz de fazer frente as novas e crescentes demandas. Já possuímos regulação própria, oferta de formação e capacitação, produtos e serviços específicos, um governo já sensibilizado quanto ao seu papel e importância, e, até o fisco anda de olho no setor, enfim, uma carreira embora recente, muito promissora. Mas por qual razão, em um oceano de oportunidades, ainda vemos provedores regionais secarem, estagnarem, definharem e até mesmo deixarem de existir? Chamo este fenômeno de efeito do “berço esplêndido”, como uma alegre, mas desconfortável alusão ao trecho do hino nacional brasileiro onde o saudoso Duque Estrada se refere a condição privilegiada do Brasil. Se em um passado recente os maiores ofensores do negócio eram a regulação (falta de outorga) e os aspectos técnicos ligados especialmente a formação da estrutura de redes e links, hoje o foco das atenções se voltam para a gestão. Manter-se deitado em berço esplêndido e não estender a inteligência da rede para o negócio tem deixado muitos provedores sob risco, vulneráveis e suscetíveis demasiadamente às mudanças naturais do mercado. Destaco alguns pontos para reflexão:

Enxergue a concorrência – Atuar sozinho em uma determinada praça, embora aparentemente confortável, pode ser um prenuncio de problemas, pois uma novidade qualquer tende a seduzir seu assinante. Trabalhe como se houvesse uma concorrência acirrada, conheça sua localidade, seus assinantes e principalmente seu negócio. Enquanto você não olha para o seu negócio, alguém o está fazendo, desejoso pelo seu lugar. O excesso de segurança do piloto é a principal causa de queda de aviões.

Tenha um plano – Perceba que um sonho não é um plano, um plano é um roteiro para se alcançar um sonho. Ser o maior, o melhor, ou coisas do gênero não configuram um plano, pois um plano assim como um mapa te leva de um ponto até o outro. Todo plano é composto por: 1-Onde estamos; 2-Onde chegaremos e em quanto tempo; 3-O que faremos para chegar lá. Mas atenção, um plano simples executado é melhor do que um plano maravilhoso que só fica no papel.

Multisserviços – É bem verdade que vender o serviço de acesso à internet é mais fácil (commodity), mas esteja atento ao que mais você pode agregar ao cliente com o qual você já se relaciona. Se lhe falta motivação para isso, lembre-se que alguém venderá serviços sobre sua rede (OTT) e você não ganhará nada com isso, ao contrário, será exigido a fornecer um serviço cada vez melhor, para que certas aplicações de terceiros funcionem adequadamente.

Métricas – Além de um bom sistema, desenvolva o bom habito de acompanhar seus números. Já dizia o célebre professor e escritor Peter Drucker: “Se você não pode medir, você não pode gerenciar”. Acompanhar a margem de lucro, fluxo financeiro, inadimplência, ticket médio, churn, entre outros, deve se tornar algo natural na sua rotina.

Invista na rede – Cada Real Investido em ampliação de rede tem potencial de gerar novos Reais de faturamento, além de se constituir em ativo de efetivo valor na empresa, mas cuidado para não imobilizar seu capital de giro e ficar sem fôlego financeiro. Utilizar-se de linhas de financiamento não é necessariamente algo ruim, não é apenas uma dívida, mas sim uma alavanca de crescimento, se bem utilizado.

Não seja uma ilha – Dedique parte do seu tempo fora do seu negócio, visitando outros provedores com boas práticas, participando das associações e seus eventos, aprimorando seus conhecimentos e principalmente olhando de fora para suas operações.

Enfim, aproveite a onda e surfe pra valer.

 

Marcelo Siena
Empresário
RouterBox

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