TIC Provedores: Um censo com base nos cadastros de provedores de todo o país - ISPBLOG
Enviado em 09.03.2016

TIC Provedores: Um censo com base nos cadastros de provedores de todo o país

Realizada desde 2011, a pesquisa tem como objetivo central a produção de um censo dos provedores de serviços de Internet, a fim de construir um Cadastro Nacional de Provedores visando mapear o cenário brasileiro do mercado de provimento de acesso à internet no Brasil.

O CETIC.br (Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação) realizou, mais uma vez, entre setembro de 2013 e outubro de 2014, a pesquisa TIC Provedores, com apoio das principais associações de provedores de serviços de internet no Brasil, e divulgou alguns dados interessantes em relação aos ISPs registrados.

O levantamento identificou 2.138 empresas formais de provimento de serviços de Internet em todo o território nacional, e buscou traçar um cenário do setor, a fim de gerar dados e estatísticas que permitam compreender o nível de disseminação da infraestrutura brasileira de acesso à rede necessária para implantação das novas tecnologias na sociedade, além, da criação do Cadastro Nacional de Provedores de Acesso à Internet.

Os provedores de serviços de Internet atuam, em sua maioria, na região Sudeste (43%), seguido pela região Sul, que apresentou crescimento de oito percentuais em relação ao primeiro levantamento, realizado em 2011 (31%), Nordeste (21%), Centro-Oeste (15%) e Norte (9%). A TIC Provedores 2014 também registrou um aumento na densidade de provedores por habitante, com destaque para a região Norte, que passou de 0,76 para 1,12 provedores a cada 100 mil habitantes. De forma geral, 45% das empresas atendem até três municípios, enquanto 22% atendem mais de dez.

Grafico_01

 

Sobre as velocidades de conexão, as mais ofertadas estão na faixa de 1Mbps a 10 Mbps – serviço oferecido por 94% das empresas. Somente 9% dos provedores oferecem velocidades entre 100 Mbps e 1 Gbps aos seus clientes, enquanto 89% deles ofertam conexão de 128 Kbps a 1 Mbps. As empresas que ofertam as velocidades mais baixas concentram-se na região Norte onde 95% dos provedores oferecem velocidades de 128 Kbps a 1 Mbps.

Grafico_02

O levantamento também indica que 70% dos provedores possuem sistemas autônomos (AS – Autonomous System. Aqueles que ainda não utilizam esse recurso, apontaram o custo envolvido e o valor do investimento inicial como principais impedimentos. A pesquisa revela ainda que, 28% das empresas participam de um ponto de troca de tráfego (PTT), sendo a melhoria da qualidade dos serviços de Internet (citada por 88% das empresas), a principal justificativa para a participação nos PTTs, seguida pela redução do custo do tráfego (79%) e a melhoria da organização do tráfego da Internet local (73%).

O site cetic.br disponibiliza informações mais detalhadas de indicadores no link cetic.br/pesquisa/provedores/indicadores.

 

Editorial ISPmais.

Produtos relacionados

[magento pid=485]

[magento pid=117]

[magento pid=208]

Comentários