Deixando a Porta do Provedor Aberta - ISPBLOG
Enviado em 04.11.2015

Deixando a Porta do Provedor Aberta

O cancelamento da assinatura de serviço de um cliente por muitas vezes é inevitável, dada as facilidades atuais deste processo. Porém, isto não significa […]

O cancelamento da assinatura de serviço de um cliente por muitas vezes é inevitável, dada as facilidades atuais deste processo. Porém, isto não significa que seja irreversível…

Em nosso negócio, o cancelamento de acesso faz parte do dia a dia, mas é sempre muito doloroso perder um cliente após todo o trabalho de venda e instalação, além da perda de materiais que não são facilmente reaproveitáveis.

Os motivos são diversos: mudança para local onde não atendemos, troca de provedor, falta de dinheiro, perda de emprego, castigo para o filho… Isto, quando dizem a verdade.

Recentemente a Anatel facilitou ainda mais o cancelamento, aprovando o regulamento para o cancelamento automático de serviços como telefonia, internet e TV por assinatura.

Neste ano de 2015 uma crise se desenha, e se for inevitável o cancelamento, é sempre bom deixar as portas do seu provedor abertas para um possível retorno do cliente.

Uma sugestão é usar uma “Carta de despedida”.

Cartas pelo correio está virando algo raro, e isto pode surpreender seu cliente.

Além disso, é um gesto muito simpático que abaixa a guarda do cliente.

Já tivemos casos em que depois de receber a Carta, o cliente se arrependeu do cancelamento, reconhecendo que sempre foi bem atendido e que estava mudando de provedor por causa de um pequeno desconto…

Aqui no meu provedor não usamos esta Carta constantemente, mas vira e mexe ela volta repaginada, sempre que o gráfico de cancelamento começa a apontar pra cima…

O vale-desconto varia. A aparência dele as vezes é um cheque preenchido, outras vezes tem a aparência normal de um vale, outras ainda é um cartão.

Experimente e surpreenda seu cliente… e a si mesmo.

 

Por: Tiko Kamide

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