Cabeamento fibra x UTP: qual é o melhor? - ISPBLOG
Enviado em 27.05.2015

Cabeamento fibra x UTP: qual é o melhor?

O cabeamento adequado culmina em ganho de eficiência na transmissão de dados, redução nos bugs de rede e economia de recursos com manutenção.

A montagem de bons projetos de rede depende fundamentalmente do sistema de cabeamento estruturado a ser desenvolvido. Instalar uma rede de forma improvisada, sem a elaboração de um projeto arquitetônico minucioso e em linha com as peculiaridades da topologia e nós existentes é, em geral, o fator crítico responsável pela maior parte das falhas de comunicação entre dispositivos em uma empresa ou residência.

O cabeamento adequado culmina em ganho de eficiência na transmissão de dados, redução nos bugs de rede e em economia de recursos com manutenção. Dessa maneira, hoje vamos falar um pouco mais sobre o sistema de cabeamento fibra óptica e o cabeamento por Par Trançado sem Blindagem (UTP), assim como suas diferenças fundamentais de performance no tráfego dos sinais elétricos. Além disso, analisaremos também qual dos cabos tem a melhor relação custo x benefício.

Cabeamento UTP

O sistema de cabeamento UTP (Unshielded Twisted Pair, conhecido em português como “par trançado sem blindagem”) é formado por vários pares de fios trançados. Existem várias categorias desse cabo, desde o nível 1, que é utilizado em rede de telecomunicações, até o nível 6, que tem altíssima velocidade de transmissão de dados.

O tipo mais utilizado do cabo UTP é o nível 5E, que é constituído de quatro pares trançados de fios de cobre.

Confira produtos para redes UTP na ISPShop

Velocidade

O UTP permite taxas de transmissão de dados que podem chegar a até 1Gbps (bilhões de bits por segundo), no caso dos cabos cat6. A eficiência dos resultados nas taxas de transmissão feita por meio de cabos UTP está intrinsecamente ligada à qualidade dos condutores utilizados, bem como à distância utilizada no cabeamento.

A versão UTP 5E é muito utilizada em redes Fast Ethernet, pois consegue atingir a velocidade de 100 Mbps (milhões de bits por segundo) na transmissão de dados.

Instalação

Os cabos UTP tem uma espessura de 0,43 cm de diâmetro, por isso são de fácil manuseio e instalação. Devido a isso, são muito utilizados na comunicação entre computadores, switches, roteadores de internet e impressoras.

Qualidade de transmissão

Uma desvantagem do cabo UTP é a sua sensibilidade às interferências vindas de radiofrequência e ondas eletromagnéticas. Além disso, ele é mais inclinado a sofrer com ruídos eletrônicos e receber interferências, comparando com outros tipos de cabos, como a fibra óptica.

Devido a essa sensibilidade, o cabeamento deve ficar distante de emissores de micro-ondas e também de lâmpadas fluorescentes. Já a distância entre os amplificadores de sinal é menor neste tipo de cabo, o que compromete a eficiência dele na transmissão de sinais para longas distâncias.

Apesar do cabo UPT ainda ser o mais usado em redes domésticas, aos poucos está sendo abolido das arquiteturas de redes corporativas, já que a qualidade na transmissão de dados deixa a desejar.

Relação custo x benefício

Se colocarmos na ponta do lápis, o custo de implantação do cabeamento UTP é mais em conta. Porém, a desvantagem da má qualidade de transmissão, citada anteriormente, compromete a eficácia do material.

A qualidade de transmissão de dados é um item indispensável nessa era de streaming, tecnologia 4k e filmes de alta resolução. Por isso, chegamos à conclusão de que o baixo custo não traz os benefícios exigidos.

Cabeamento fibra óptica

Tecnologia de ponta em tráfego de sinais elétricos, a fibra óptica é uma estrutura de vidro cilíndrica com dimensões microscópicas, semelhantes a um fio de cabelo. Esse filamento de vidro ultrapuro é flexível e possui uma capa protetora, que envolve a interface e o núcleo.

Confira opções em cabos de Fibra Optica na ISPShop

Velocidade

No cabeamento de fibra óptica, os sinais são transmitidos por meio de reflexões de raio laser ao longo de todo o cabo, o que resulta em níveis de eficiência e de velocidade de transmissão inigualáveis, comparando com outros tipos de cabos.

Sua velocidade chega a ser um milhão de vezes mais rápida do que os cabos metálicos ou coaxiais. Por meio dessa tecnologia, os raios de luz circulam em altíssima velocidade de uma extremidade a outra da fibra, refletindo-se nas laterais da superfície do cabo inúmeras vezes.

Um estudo recente da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, demonstrou a capacidade da fibra óptica. Nos testes realizados durante a pesquisa, a transmissão de dados dentro da fibra óptica atingiu a velocidade de 50 Gbps.

Instalação

O material óptico é fino, leve e flexível e, além do mais, a fibra óptica precisa de menos conexões para ser instalada. Em razão disso, a instalação é facilitada e menos suporte estrutural é exigido.

A fibra óptica é a solução ideal para cabeamento de máquinas de alta performance, como os data centers.

Qualidade da transmissão

A qualidade da fibra óptica evita a interferência de campos magnéticos, como fios elétricos, inversores de frequência, motores e aparelhos eletrônicos. É um excelente material para regiões com grande incidência de quedas de raios e muitas antenas de rádio ou celular.

Os cabeamentos ópticos têm menor perda de sinal ao percorrerem longas distâncias, preservando a qualidade da transmissão. Além disso, a fibra óptica mantém a estabilidade do sinal, uma vez que as interferências não afetam o cabo. Por essa razão, a transmissão de dados ocorre com fluidez e sem falhas.

Relação custo x benefício

O custo da matéria-prima da fibra óptica (o vidro, neste caso), é menor, em comparação com outros cabeamentos. Além disso, o material óptico é bem resistente e, consequentemente, sofre menos deterioração.

Somando essas vantagens a sua modernidade, vemos que a tecnologia óptica tem a melhor relação custo x benefício do mercado. Por isso, muitas empresas modernas têm adotado o cabeamento óptico em seus servidores e em toda sua infraestrutura virtual, percebendo, de imediato, a sua eficiência.

De forma geral, é fácil inferir que, independente da topologia escolhida, quem não abre mão da eficiência na transmissão de dados e não está disposto a enfrentar repentinas falhas em sua rede de comunicação, deve optar por uma estrutura de cabeamento fibra óptica – tecnologia de ponta com altíssimas taxas de transmissão, na casa dos Gbps (bilhões de bits por segundo).

Ficou com alguma dúvida quanto ao cabeamento a ser escolhido na montagem e estruturação de sua rede de comunicação? Deixe sua mensagem nos comentários!

Produtos relacionados

[magento pid=92]

[magento pid=94]

[magento pid=117]

Comentários