Descubra como manter a organização do seu almoxarifado - ISPBLOG
Enviado em 25.05.2015

Descubra como manter a organização do seu almoxarifado

Aperfeiçoar a eficiência do almoxarifado, do controle de seus itens e da circulação de pessoas neste setor pode melhorar bastante a produtividade de sua equipe.

O almoxarifado é aquele local onde se dá o armazenamento dos materiais e itens de uso diário que são utilizados pela administração e pelo pessoal interno das empresas. Para um provedor de Internet, é importante que a movimentação e a organização desta parte sejam muito bem feitas, de modo que não existam desperdícios nem perda de tempo nas operações típicas de seu negócio. Então, como você poderia ter um alto nível na organização de seu almoxarifado? Veja algumas dicas a seguir!

Não deixe que seu almoxarifado se torne inacessível ou um labirinto

A primeira regra da organização é livrar-se da desordem. Por isso, o layout deste espaço deve considerar a utilização do ambiente da melhor forma possível, aproveitando a capacidade que seria possível no local. Pesquise bem como poderia criar um estoque otimizado, colocando-se prateleiras, mobiliário de estocagem e outros itens afins, de acordo com as demandas que se tem pela frente. É preciso remover o lixo e os artigos que não são necessários, o estoque que é indesejado, a fim de desobstruir o acesso aos itens importantes para sua equipe. Converta o estoque desses itens obsoletos em doações para os funcionários ou tente vendê-los a preços mais baixos.

Considere automação para controlar o estoque de materiais de escritório

Os materiais de escritório são em muito menor quantidade do que um estoque voltado para a venda aos clientes, é claro. Mas isso não significa que pode representar menos transtornos à empresa se não forem bem monitorados. O almoxarifado traz artigos que têm prazo de validade e que, muitas vezes, não precisam ser comprados no volume que o gestor indica. Sem falar que pode haver desvios de funcionários que agem por má-fé. O controle dos itens que entram e saem pode ser feito por meio de simples planilhas, mas há muito mais economia de tempo e precisão se a empresa adotar uma solução automatizada.

Rotule seu inventário e separe as áreas do almoxarifado

Identifique os seus itens guardados dentro do almoxarifado. Há grande variedade de adesivos e etiquetas no mercado, especificamente para o gerenciamento e informação dos estoques. Se houver essas indicações, o gestor e sua equipe vai saber encontrar mais facilmente os artigos que estão buscando dentro do almoxarifado. Empregue critérios de armazenagem conforme as características dos materiais e seus volumes, como fragilidade, periculosidade e o tamanho dos frascos, por exemplo.

Utilize sinalizações de circulação e manuseio

A movimentação de materiais e os fluxos de pessoas podem ficar ainda mais ágeis se houver avisos e a sinalização adequada nas paredes, prateleiras e armários do almoxarifado. Além de facilitar o entendimento, essa medida vai aumentar a segurança de seus colaboradores, visto que eles estarão cientes de eventuais perigos e de como devem trasladar certos materiais. Os sinais ajudam também a gerenciar o tráfego dentro do espaço e a prevenir acidentes.

Oriente sua equipe sobre os materiais disponíveis

Não basta simplesmente comprar itens para serem usados pelos colaboradores do provedor, mas é preciso explicar aos funcionários para que cada material serve e quando deveriam ser utilizados. Dependendo do caso, vale a pena fazer até um treinamento, ainda que breve. Isso ajudará a manter a organização planejada e a busca rápida por itens em específico.

Aperfeiçoar a eficiência do almoxarifado, do controle de seus itens e da circulação de pessoas neste setor pode melhorar bastante a produtividade de sua equipe e potencializar os trabalhos em seu negócio. Você sabe outras dicas para melhorar a organização do almoxarifado? Deixe-nos saber, nos comentários!

Comentários